Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Aplicativo feito por estudantes mapeia pessoas com sintomas de dengue

Aplicativo feito por estudantes mapeia pessoas com sintomas de dengue
Um aplicativo desenvolvido por estudantes de Itu (SP) pode beneficiar municípios e ajudar moradores no combate à dengue. O programa, criado por três alunos do curso de análise e desenvolvimento de sistemas da Fatec, indica se o usuário pode estar com a doença e mostra um mapa com o raio de atuação do mosquito.

O funcionamento é simples: basta a pessoa acessar o aplicativo e selecionar os sintomas que apresenta. Se tiver febre e outras duas manifestações comuns à doença, a classificação é de possível caso de dengue.

O programa foi feito com base em informações da Organização Mundial da Saúde, e indica ainda as pessoas próximas que também estão com sintomas. Entretanto, para que ele comece a funcionar, ainda faltam alguns ajustes.

De acordo com o estudante e um dos inventores, Fernando Bonfim Moreira, o aplicativo tem um objetivo bem definido. "Não queremos tomar o papel do médico, nem do posto de saúde. E, sim, incentivar e motivar as pessoas a buscarem auxílio de forma mais ágil quando eles perceberem que têm algum problema", pondera.

Para o professor do grupo, Antônio Tadeu Maffeis, o aplicativo é um exemplo da tecnologia a serviço da sociedade. "Essa é a grande contribuição do aplicativo. Fazer com que a população se mobilize e cumpra o papel dela no controle endêmico", finaliza.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet