Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Imagens em Pauta

Ciclo Bergman: religião e pecado são temas do longa exibido nesta terça

Foto: Reprodução

Ciclo Bergman: religião e pecado são temas do longa exibido nesta terça
Religião. Paganismo. Cristianismo. Inocência. Moralidade. Pecado. Estes são os temas abordados pelo diretor sueco, Ingman Bergman, no longa “A Fonte da Donzela” que será exibido na sessão do Imagens em Pauta desta terça-feira, a partir das 19h.

Leia mais:
Ciclo Bergman: "O Rosto" será exibido nesta terça-feira no Sesc Arsenal
Ingmar Bergman: Filme que fala sobre sua relação com o pai, 'Morangos Silvestres' será exibido nesta terça

Num país dividido entre o cristianismo e o paganismo, um casal de cristãos fervorosos pede para a filha ir levar velas para a igreja do vilarejo. No caminho, a jovem é estuprada e assassinada por dois pastores, que sem saber acabam indo à casa dos pais da moça para pedir comida e abrigo.

Adaptado de uma balada sueca do século XIII, “A Fonte da Donzela” antecipa a temática do próximo ciclo de filmes de Bergman em sua Trilogia do Silêncio, composta por “Através do espelho”, “Luz de inverno” e “O Silêncio”.

Em 2015, a programação do “Imagens em Pauta” se concentra na filmografia do diretor sueco, realizador obstinado que, além do cinema, dedicou-se intensamente às formas teatrais. Centrada em questões existenciais e na dificuldade encontrada pelas pessoas em se comunicar, a obra de Bergman inspirou e continua a inspirar cineastas, críticos e espectadores ao redor do mundo.

O projeto “Imagens em Pauta” é realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), Cineclube Coxiponés e Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). As sessões acontecem todas as terças-feiras, a partir das 19h, no cinema do Sesc Arsenal.

Lembrando que ao final de toda sessão, os presentes se reúnem para comentar o filme em companhia do tradicional cappuccino, que especialmente nesta terça (26) terá a presença do crítico Cássio Starling, professor, curador e pesquisador de história do audiovisual. Autor de “Em Tempo Real” (Ed. Alameda, 2006) e consultor editorial da “Coleção Folha Clássicos do Cinema”. É organizador, editor e autor de perfis e das apresentações dos filmes da “Coleção Folha Cine Europeu”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet