A situação do transporte aéreo brasileiro e as mudanças no sistema de gestão aeroviário do país serão discutidas em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Requerimento com esse objetivo, de autoria da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), foi aprovado nesta quarta-feira (5) pelo colegiado.
A iniciativa para o debate, ressaltou a senadora, deveu-se às reclamações do setor de turismo no Brasil relativas à atual estrutura de transporte aéreo, bem como dos serviços oferecidos. Na opinião da senadora, essas condições podem ser agravadas com o advento de eventos internacionais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Além disso, observou, é preciso solucionar os problemas existentes para favorecer o desenvolvimento do turismo no país.
Na avaliação de Lídice da Mata, o preço das tarifas aéreas, as alternativas de rotas, a frequências de vôo e a implantação de conexões regionais são os principais temas a serem discutidos na audiência. Ela ressaltou que a falta de opção de transporte aéreo poderá impedir que torcedores presentes aos jogos da Copa do Mundo conheçam os pontos turísticos próximos das cidades-sede. Para a senadora, esse fato é “inconcebível”, considerando as dimensões continentais do Brasil e a diversidade de destinos e de biomas do país.
Para debater o tema a senadora sugeriu que sejam convidados o presidente da Associação Brasileira de Operadores de Turismo, Marco Ferraz; o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo, Eduardo Vampré do Nascimento; e representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). A data da audiência ainda será definida pela comissão.