Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

FOTOGRAFIA

Exposição do fotógrafo Gui Mohallem traz o resultado de sua estada no Líbano, terra natal de seus pais

A viagem ao Líbano entre maio e julho de 2012 rendeu ao fotógrafo mineiro Gui Mohallem, a exposição individual "Tcharafna", na qual traz 13 obras, entre vídeos, fotografias e objetos. Os trabalhos são fruto da estada de seis semanas de Gui no Líbano, terra-natal de seus pais e entra em cartaz na quinta-feira (6), na galeria Emma Thomas, em São Paulo.

A viagem que resultou a série aconteceu há cerca de um ano, entre maio e julho de 2012, e foi sua primeira vez no país. Durante a experiência, o mineiro se dividiu entre Beirute, que era a base de sua residência, e o vilarejo de Fakiha, no nordeste do Líbano, onde seu pai nasceu e onde seu tio fica no verão.

Nas obras, ao mesmo tempo, questões relativas a conflitos históricos e fortes traços de uma cultura local. De maneira intrínseca e complexa, nelas coexistem a beleza e o horror. “Nessa etapa de minha pesquisa, busco uma relação não idealizada com o outro”, diz.

Gui explicou à revista TPM que o título da mostra é um termo de cumprimento libanês similar a quando dizemos “Prazer em conhecê-lo”. "A palavra 'tcharafna', contudo, está relacionada à honra, sendo que a tradução literal seria 'Estamos honrados'".

“Tcharafna” dá sequência à “Welcome Home”, série anterior dele. Foi a partir dela que o fotógrafo se viu pronto para uma nova busca. “Após a experiência em ‘Welcome Home’, procurei encontrar um caminho novo, mais complexo, em que o lugar de pertencimento não é visto como um paraíso. Depois de encontrar um lugar para chamar de casa num santuário pagão, conquistei o chão para tomar o passo mais importante: o de investigar as raízes culturais da minha família.”

Serviço
Tcharafna”, de Gui Mohallem
Onde? Galeria Emma Thomas - Rua Estados Unidos, 2205, Jardins – São Paulo
Quando? Abertura: 06 de junho, às 18h - Período expositivo: 07 de junho a 18 de julho - Segunda a sexta das 11h às 19h, sábados das 11h às 17h
Quanto? entrada gratuita
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet