Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

Histórias de luta!

Prelazia de São Féliz do Araguaia é tema de nova publicação literária

Foto: Assessoria Secel MT

Prelazia de São Féliz do Araguaia é tema de nova publicação literária
No dia 11 de junho, a jornalista Arcelina Helena Públio Dias lança no Salão Nobre do Palácio da Instrução, em Cuiabá, o livro “Memória e Libertação” da editora Ave-Maria. Na obra ela relata as histórias de luta do povo da Prelazia de São Félix do Araguaia pelo direito à terra durante os anos de ditadura militar. O livro é ilustrado pelos murais coloridos pintados pelo artista plástico espanhol, Cerezo Barredo.

Leia mais:
Sebrae Mato Grosso realiza curso fotográfico sobre Sustentabilidade em junho
Campanha reúne memória coletiva no Museu de Imagem e Som de Cuiabá

Durante o lançamento acontecerá uma exposição com réplicas das ilustrações que integram a obra literária. Os murais, que foram fotografados e ampliados, estarão acompanhados de poesias do bispo emérito da Prelazia, Dom Pedro Casaldáliga.

Pintados entre os anos de 1977 e 2001 pelo padre e pintor espanhol Maximino Cerezo Barredo, os painéis estão localizados nas igrejas de sete dos inúmeros municípios da Prelazia de São Félix de Araguaia: São Félix, Luciara, Santa Terezinha, Ribeirão Cascalheira, Vila Rica, São José do Xingu e Querência.

As pinturas mesclam a luta do povo com histórias bíblicas. Cerezo Barredo é considerado um dos grandes muralistas das lutas dos povos da América Latina e tem obras nos cinco continentes. “Em pequenas e modestas igrejas com poucos habitantes, majoritariamente pobres, Cerezo Barredo materializou nos murais o rosto dos povos e das culturas, suas lutas e suas vidas movidas pela fé no Deus dos pobres”, observa Arcelina.

Ao longo de cem dias a escritora conviveu e conversou com o povo da Prelazia de São Félix, reunindo relatos de pessoas que hoje se orgulham de sua história e de ter vencido as perseguições ao lado de Dom Pedro, na época bispo, que assumiu o papel de liderar a resistência.

“Memória e Libertação”, no entanto, faz parte de um projeto maior de peregrinação jornalística de 500 dias entre pobres e excluídos dos cinco continentes com o objetivo de escrever cinco livros. A obra sobre a luta em São Félix é o quarto título dessa série.

Arcelina Helena deu início à peregrinação em 1999. O primeiro livro, intitulado “Sinais de Esperança”, mostra a realidade dos excluídos das três Américas: os sem teto dos Estados Unidos, os meninos de rua da Colômbia e os desempregados do México, que se arriscavam na travessia do Rio Grande para chegar aos Estados Unidos, entre outros.

O segundo livro, “Perdão, África, Perdão!”, é o resultado de uma peregrinação ao continente africano e ao Oriente próximo. “Lá convivi com os pobres, os sem paz, os sem pátria, condenados a morrer de fome ou de Aids, entre outras doenças”, revela a autora.

Em ambas as obras, Arcelina fala ainda sobre o acolhimento que teve dos grupos que ajudavam as comunidades de excluídos. “Contei com a ajuda destas pessoas para fazer a abordagem do público-alvo dos meus relatos”, revela.

Em 2006, a escritora foi para a Europa peregrinar pelos mosteiros das diferentes igrejas e religiões, o que resultou no livro “Além do Silêncio”. “Entre monges e monjas que optaram pela auto-exclusão do mundo, dedicando-se às orações, meditações e práticas de uma vida simples, longe do consumismo e dos agitos do nosso século, aprendi soluções simples para os problemas que criamos”, observa Arcelina.

Jornalista desde 1968, Arcelina Helena Públio Dias foi redatora no Jornal do Brasil e no Estado de São Paulo. Dirigiu o Jornal do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), foi assessora de imprensa no Senado Federal, no Governo de São Paulo e coordenadora de Comunicação do Ministério do Trabalho. Foi também professora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet