Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

iOS 9 deve ser revelado na WWDC; o que esperar do novo sistema

A Apple está preparando novidades para o iOS 9, próxima versão do sistema móvel para iPhones, iPads e iPods. A expectativa é que a plataforma seja revelada durante a WWDC 2015, que começa na próxima segunda-feira (8). Quer saber os recursos que podem integrar o iOS 9? Então confira nossa lista.
Suporte para o Force Touch

Um dos destaques esperados é o suporte para a tecnologia “Force Touch”, que permite acionar diversas funções conforme a pressão exercida nos toques na tela. O recurso foi introduzido no Apple Watch e, segundo rumores, a ideia é que ele apareça também nos próximos smartphones, o iPhone 6S e 6S Plus.

Performance e segurança

Apple também deve trazer diversas otimizações para o iOS 9, começando pela correção de bugs. Além disso, devem estar presente as melhorias no código de segurança, de forma mais avançada, com o recurso “rootles”.

A função tenta reprimir as invasões aos dados do sistema contra malwares, impedindo o acesso aos arquivos protegidos. Ou seja: sem jailbreak definitivamente. A conexão Wi-Fi também pode ganhar recursos aliados para a segurança, com encriptação diferenciada das conexões. O foco também deve ser performance, com uma plataforma ainda mais fluida do que seu antecessor, o iOS 8.

Função de multi-janelas

O iOS 9 pode apresentar a função de abrir mais de um aplicativo ao mesmo tempo na tela. Dessa forma, os iPads seriam mais proveitosos para uso profissional, por exemplo, como já acontece com alguns modelos rivais.

Apple Music

Para os fãs de streaming de música, a novidade mais aguardada. Apple pode lançar um serviço próprio com essa função, em conjunto com o iOS 9. A função foi flagrada em um vazamento na versão do iOS 8.4 beta e, pelo jeito, a plataforma estava em testes para mostrar seus recursos durante a WWDC 2015. O serviço deve ser pago, com preço a partir de US$ 7,99 mensais.

Proactive e Siri

Uma versão melhorada do Spotilight integrada no iOS 9 com o “Proactive” deve estar chegando também. O recurso de pesquisas inclui busca pelos apps instalados nos dispositivos, notas, contatos e até Wikipédia.

O Proactive deve funcionar no iOS 9 em integração com a Siri. Falando na assistente de voz da Apple, ela também deve ser otimizada, com design redesenhado e visual mais colorido. Além disso, a Siri pode se tornar compatível com mais aplicativos, facilitando o uso no dia a dia.

Maps

Para começar com o Maps, algumas funções podem ser bem interessantes para os usuários no iOS 9. Conforme informações vazadas na rede, o recurso pode ganhar funções novas de direções no trânsito, com informações de ônibus, trem e outros transportes públicos mapeados, com rotas.

Além disso, os novos pontos de interesse mostram locais no mapa por meio na localização do usuário, com informações completas como o menu de um restaurante, por exemplo. Isso pode integrar bastante as funcionalidades para facilitar as funções dos usuários.

HomeKit

O iOS 9 pode apresentar o novo aplicativo “Home”, que funciona por meio de conexão wireless para gerenciar recursos integrados com o HomeKit da Apple. O app, através da chamada “Internet das coisas”, servirá para controlar casas inteligentes. Ou seja, é um gerenciamento de recursos domésticos como portões, lâmpadas e demais dispositivos conectados.

Quais dispositivos devem ter suporte para iOS 9?

Segundo rumores, o novo iOS 9 será compatível com os dispositivos da Apple que tenham processador A5. Isso inclui os iPhones a partir do modelo 4S, o iPad mini (desde o original), a partir do iPad 2 e a 5º geração do iPod Touch.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet