Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Neste sábado!

Filme rodado em Alto Coité é lançado no teatro da Assembléia Legislativa

Foto: Reprodução

Filme rodado em Alto Coité é lançado no teatro da Assembléia Legislativa
Neste sábado (13), será lançado o longa-metragem “José & Abel”, com direção e roteiro de Sebastião Moreira da Silva, no teatro da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O filme foi gravado em Alto Coité, distrito de Poxoréu, município localizado a 221 km da capital Cuiabá. Com atores globais no elenco, a produção do filme tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Leia mais:
Cineclube Inca exibe mais dois filmes premiados na “Mostra Cinemato 2014”
Ingmar Bergman: "Através de um Espelho" é exibido nesta terça no Sesc Arsenal

O enredo é uma comédia romântica sobre a disputa de dois jovens pela filha do Coronel. Adaptado da peça O Casamento da Prima, o longa contou com mão de obra local, tanto no elenco principal e figuração quanto nos bastidores. Ao todo são 115 participantes e no elenco estão os atores globais Ataíde Arcoverde, de Zorra Total, e Jone Brabo, que trabalhou na novela Salve Jorge e é uma produção da Cia. Arte Viva, de Primavera do Leste.

Mais que contar uma história pautada pela comédia de costumes, o filme “José & Abel” pretende também resgatar valores e hábitos antigos de pequenas cidades como Alto Coité. “Quero que as pessoas se identifiquem e que ajudem a preservar a cultura da vida simples e as raízes do povo do interior”, observa Sebastião Moreira. “Pretendo também chegar até os jovens, fazer com que eles conheçam a história da região e se envolvam mais”, acrescenta.

Alto Coité é um distrito da pequena cidade de Poxoréu, antigamente habitada por garimpeiros e com colonização predominantemente nordestina. Devido ao assoreamento que levou ao fim do garimpo, o desenvolvimento da região foi comprometido por conta do empobrecimento da população e a migração dos mais jovens para cidades e regiões mais prósperas.

“A população que vive nestes dois locais ainda mantém a cultura dos seus antepassados, o que pode ser visto no modo de vestir, de falar e na vida simples que leva. Isso mantém a história gravada nas casas e nos costumes dessa gente”, enfatiza o diretor Sebastião.

Segundo ele, o filme foi inscrito em um festival em Portugal e também no Festival de Cinema de Gramado. Parcerias com prefeituras de outros municípios devem levar exibições para escolas, sítios e pequenos vilarejos.

O lançamento de José & Abel será no sábado (13), a partir das 19h no teatro Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa, em Cuiabá. A entrada Custa R$ 30,00 (inteira). Estarão no evento a dupla “Fernando e Araújo”, autora do tema romântico do filme, também haverá apresentação de siriri e cururu do “Grupo Tradição Coração Franciscano”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet