Olhar Conceito

Domingo, 22 de setembro de 2019

Notícias / Colunas

Coluna Dicas de Saúde: Sinusites - Epidemia

Marcelo Sandrini

22 Jun 2015 - 14:18

Foto: Reprodução

Coluna Dicas de Saúde: Sinusites - Epidemia
Oscilações metereológicas, para mais ou para menos, calor intenso e seca, muita poeira, poluição atmosférica, golpes de frio, tudo conspira para o aparecimento das sinusopatias, em especial sinusites.

É necessário entendermos a conformação das vias aéreas superiores para compreendermos o porque é tão frequente as afecções dos seios da face. Ao respirarmos, e normalmente respiramos pelas narinas, o ar adentra o nariz, onde temos já a presença de pêlos que servem de filtro , e a mucosa do nariz, úmida e quente começa a saturá-lo de água e aumenta a temperatura do ar.

Através de sofisticado sistema o ar é então dirigido as câmaras ósseas chamadas seios da face, que localizam-se nos osso de nossa face, - crânio, chamados malares, as maças do rosto, frontal -nossa testa e mais internamente esfenóide e etmoide.
Então, o ar aspirado e umidificado e tem sua temperatura elevada a quase a do corpo, adentrando então à faringe, laringe, arvore brônquica e finalmente a intimidade dos pulmões, onde ocorreram as trocas gasosas que nos provém do oxigênio vital e nos propicia a retirado do gás carbônico, mortal.

Portanto, os seios da face são importantíssimos para uma salutar respiração. Então entendemos o porquê de um simples resfriado ter o poder de nos fazer sentir desconforto ao respirar. O vírus do resfriado aflige a mucosa nasal e os seios, inflamando-os obstruindo eventualmente o nariz, e com isto fazendo-nos respirar pela boca, o que leva impurezas a nossas vias aéreas, não umidificação correta do ar inspirado e não adequação de sua temperatura.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet