Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Cinema

tudo sobre mulheres

Cineclube Inca exibe filmes com temática feminina nesta quarta-feira

Foto: Reprodução

Abry

Abry

O cineclube Inca traz nessa quarta (24), a partir das 20h30, curtas do festival de cinema “Tudo Sobre Mulheres”, que acontece na cidade de Chapada dos Guimarães (MT) realizado pela cineasta Danielle Bertolini.

Leia mais:
Cineclube Inca exibe mais dois filmes premiados na “Mostra Cinemato 2014”
Cineclube Inca homenageia "Mostra Cinemato" exibindo filmes premiados no festival

O objetivo do festival é destacar o papel da mulher dentro da cinematografia brasileira, e também fortalecer o intercâmbio e diálogo com os países da América Latina, através da mostra País Convidado (Paraguai, Cuba, Portugal). Como o próprio nome do festival diz, é uma forma de abarcar os demais segmentos artísticos – música, artes plásticas, dança, teatro, artesanato e gastronomia – sempre buscando a centralidade feminina, na temática e no protagonismo.

Serão exibidos cinco curtas nesta sessão de curadoria de Danielle Bertolini: “Tapa na Pantera” (2006), contando a história de uma senhora usuária de maconha há trinta anos e que fala sobre suas experiências com a droga; “Vida Maria” (2006), contando a história de uma menina de 5 anos que é obrigada a largar os estudos para trabalhar; “Ave Maria ou Mãe dos oprimidos” (2009), que retrata a dicotomia entre o movimento frenético na cidade de Recife e a veiculação da oração “Ave Maria” na rádio; “Vinil Verde” (2004), uma ficção adaptada de uma fábula infantil russa; e por último o documentário “Abry” (2003), contando a história de Lúcia Rocha, criadora do Tempo Glauber, após descobrir problemas de saúde.

A proposta do CINECLUBE é levar ao público o acesso a filmes de reconhecida curadoria, com convidados especiais, fomentando o segmento por meio de debates que envolvem a temática exibida ou a arte do cinema em toda sua forma de expressão. Brevemente, o INCA vai oferecer cursos e oficinas que melhorem as habilidades da área, além de tornar-se referência dessa forma de expressão cultural.

As sessões do Cineclube Inca são realizadas no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá.

Serviço

Museu da Imagem e do Som de Cuiabá
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, nº75 – Cuiabá
Telefone: 3617-1288
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet