Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Moda

BIANCA POPPI

Peças em crochê e tricot ganham design cada vez mais elaborado e até cuiabanas podem usar

07 Jun 2013 - 12:50

Bianca Poppi - Especial para o Olhar Conceito

Peças em crochê e tricot ganham design cada vez mais elaborado e até cuiabanas podem usar
Ultimamente ando fissurada por trabalhos com trico e crochê. Primeiro vamos a diferenciação básica: trico se faz com duas agulhas e crochê só com uma. Já acho maravilhoso a possibilidade de transformar tecidos em formas e roupas mais diversas possíveis, imagine transformar linhas em peças inteiras? E segundo: se é daquelas pessoas que pensam que isso é coisa de “gente velha”, saiba: ultrapassado é esse pensamento.

Bom, esse trabalho de tecer nada mais é que umas das formas mais antigas de artesanato que ainda existe (lá nos primórdios, começou se com a cestaria). É claro que depois da revolução industrial (o tear mecanizado é um de seus marcos), hoje o processo é de longe mais prático, nos possibilitando ter os mais diversos tipos de tecidos planos e malhas. Mas a arte de se tecer com as mãos, apesar de estar se extinguindo cada vez mais, é muito apreciada e valorizada por quem entende a importância do handmade.

O trabalho manual chegou hoje num estágio de agregar valores: são trabalhos basicamente únicos, feitos em pequena escala, tem apelo sustentável, por ser algo muito menos nocivo ao meio ambiente, o fato de termos mais certeza da procedência dos produtos que adquirimos. Mas vamos voltar especificamente ao trico e crochê.

Pesquisando mais sobre essa arte do tecer, é possível encontrar diversos designers que tem como seu ponto forte e carro chefe de suas marcas, as habilidades manuais com o trico e crochê e se destacam no mercado por isso. É legal perceber que peças feitas a partir dessas técnicas não se restringem ao inverno, pois é possível utilizar de vários fios e tramados para construir roupas frescas até para as condições climáticas cuiabanas!

Leia a coluna completa aqui!
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet