Olhar Conceito

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Notícias | Cinema

Forest Comunicação

Mostra de filmes com temática socioambiental apresenta três produções inéditas no MISC

Foto: Reprodução

Mostra de filmes com temática socioambiental apresenta três produções inéditas no MISC
Nove produções cinematográficas ligadas à temática socioambiental serão exibidas no I Cine Forest Socioambiental no próximo dia oito de julho, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá. Em parceria com o Cineclube Inca, a mostra é de filmes produzidos pela produtora Forest Comunicação.

Leia mais:
Cineclube Inca exibe filmes com temática feminina nesta quarta-feira
Curta cuiabano é o primeiro de Mato Grosso a ir para o Festival de Gramado

Três das produções são inéditas, ainda não divulgadas na internet, e seis delas já circulam na rede. Dentre elas, duas são novas, produzidas para as Organizações não governamentais (ONGs) Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB) e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), e uma trata-se do documentário sobre os Jogos Indígenas de Cuiabá que foi selecionado para festivais internacionais como o CineTrofa - Portugal, Festival Internacional da Nicarágua e para o FilmAmbiente no Rio de Janeiro.

Os nove filmes foram produzidos entre 2014 e 2015 em Cuiabá, outras cidades de Mato Grosso, Amazonas, Pará e Tocantins. “Queremos mostras aspectos importantes como o pertencimento e a identidade. Esperamos, com nosso cinema, resgatar dentro das pessoas algo que possa estar apagado e trazer a conexão do ser humano com a sua essência”, conta a produtora executiva da Forest, Amanda Fernandes.

Com 24 produções no currículo, todas com temática socioambiental, a Forest Comunicação atua desde 2011 em Mato Grosso: “Nossa missão é oferecer ferramentas para que as organizações possam comunicar sua visão de sustentabilidade, gerando debate com a sociedade”, diz Amanda.

As produções audiovisuais da produtora buscam, ainda, compartilhar histórias de projetos e organizações que provocam mudanças positivas na sociedade: “Trabalhar com a pauta socioambiental é um aprendizado infinito. Trata-se de um tema vasto, com novidades constantes e cheio de interpretações. O nosso trabalho é conciliar um pouco essas diversas visões através de filmes que reflitam a diversidade de olhares sobre o tema”, afirma o documentarista Thiago Foresti.

Além de promover a temática socioambiental, a mostra também apoia os propósitos do recém-lançado Cineclube Inca, que estimula a produção de filmes e vídeos de ficção, documentários, e eventos como o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá. “O audiovisual no estado está em fase de renascimento com várias produções sendo lançadas, o que é super importante para mostrar a cultura de um povo”, diz Amanda Fernandes. Além de promover a causa socioambiental, a Forest tem ajudado a divulgar o nome de profissionais do audiovisual de Mato Grosso.

Confira a programação completa:

• Ikuyapá – Os Jogos Indígenas na Terra dos Boes (inédito, 2014, 20’00”)
• Alta Floresta - município em busca de sustentabilidade (2015, animação,3’02”)
• Rede Peixe - Pesca Artesanal no Norte do Tocantins (2015, 11’32”)
• Reservas Ituxi e Médio Purus - O desafio da gestão participativa (inédito, 2015, 11’13)
• Programa de Educação Ambiental - ONF Brasil (2014, 6’16”)
• Pecuária Intensiva: Novo Paradigma de Produção da Amazônia (2014, 7’49”)
• O desafio do PRONAF na Amazônia (inédito, 2015, 08’55’’)
• Cotriguaçu Sempre Verde - Projeto ambiental no arco do desmatamento na Amazônia (2015, 7’08”)
• Pedagogia Waldorf - O primeiro setênio do Colégio Brasilis (2014, 11’26”)

Serviço


Dia 08/07/2015, no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, a partir das 19:30h. Entrada Franca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet