Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Literatura

Professor faz expedição a pé 'espalhando' poemas pelo país

Foto: (Foto: Arquivo Pessoal/Diego Miranda)

Professor deixou o litoral norte de São Paulo nesta semana

Professor deixou o litoral norte de São Paulo nesta semana

A primeira poesia que o professor Diego Miranda leu foi aos sete anos. Ele ainda era uma criança, quando foi apresentado aos versos do escritor brasileiro Pedro Bandeira. Hoje, aos 28 anos, a literatura corre na veia do professor, que decidiu 'espalhar' poesia durante um trajeto a pé e por caronas do interior de São Paulo ao nordeste do país.

O trajeto teve início em maio, partindo da rodovia dos Tamoios (SP-99), em São José dos Campos (SP) , com destino ao arquipélago Delta do Parnaíba (PI) – região de origem dos próprios pais. O objetivo do professor é viajar pela costa do litoral brasileiro promovendo ações socioeducativas ligadas à poesia. Antes do destino final, ele planeja uma parada na Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), que começa nesta quarta-feira (1º).

“Sempre tive vontade de escrever um livro sobre a história das pessoas e essa foi a melhor maneira que encontrei. A ideia também é levar a poesia para os lugares coletivos. Para quem abrir as portas eu vou, mas os focos são as escolas públicas e organizações sociais”, afirma Miranda, que durante a caminhada assume a alcunha de ‘cavaleiro andante’.

Nesta semana, ele deixou o litoral paulista rumo ao Rio de Janeiro, com a expectativa de apresentar poesias nas ruas de Paraty durante Flip 2015. No percurso, o professor tem se deslocado a pé ou com caronas e se alimenta com doações feitas em troca de cartões postais com sua obra. Para dormir, conta com apoio de moradores que se solidarizam com sua jornada e oferecem estadia pelas cidades que passa.

Experiências
Desde o início da viagem, Miranda passou por Caraguatatuba e Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Nas duas cidades, fez ações com mais de 500 estudantes de escolas públicas, onde ensina a construção de poemas aos jovens. “São oficinas que resultaram em exposições nas escolas. Através da poesia, quero que possam enxergar a beleza da vida, a poética da vida”, conta.

Além dos postais, ele também carrega algumas mudas de roupa, produtos de higiene básica, caderno de anotações e uma câmera fotográfica. Em pouco mais de um mês de viagem, o professor diz ter perdido cerca de 8kg. “É uma jornada de busca. Costumo dizer que depois de fugir de tantos lugares, vou me encontrar dentro de mim”, afirma.

Mesmo que não alcance o destino final, Miranda pretende reunir relatos da experiência em um livro com a ideia de que a literatura alcance ainda mais pessoas do que sua caminhada. “Ninguém me entendeu quando larguei tudo para isso. Larguei três empregos e acharam que eu ia ser um morador de rua. Mas tem sido um aprendizado”, diz o andante.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet