Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Literatura

COPAS - 12 cidades em tensão

Livro sobre o "legado da Copa no Brasil" é lançado nesta terça-feira em Cuiabá

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Livro sobre o
Sediar a Copa do Mundo: o que isso significou para o Brasil? Seriam necessárias várias respostas e é justamente no que aposta a coletânea nacional de livros “COPAS - 12 Cidades em Tensão”. Tudo é claro, com relatos que contemplam as mais diversas perspectivas. O lançamento em solo cuiabano será nesta terça-feira (07), às 19 horas, no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc). Para completar, o evento terá sarau com vários músicos cuiabanos.

Leia mais:
Marechal Rondon agora faz parte dos heróis da pátria com registro de seu nome no "Livro de Aço"
Livro sobre história e memória de Cuiabá é lançado nesta sexta na Casa Cuiabana

De acordo com um dos idealizadores da publicação e o representante de Cuiabá na obra, o multiartista Fabrício Chabô, estão reunidos vários registros que evidenciam as mudanças prometidas às doze cidades, em decorrência do megaevento e suas práticas de privatização e gentrificação. “O livro é resultado de reuniões presenciais e virtuais, debates e proposições realizadas ao longo de todo o ano de 2014 pelos convidados a integrar o projeto, financiado pelo Edital Rede Funarte 2014”.

Fabrício participou de debates sobre o tema em São Paulo e ainda fez uma performance, onde interpretava o pensador Marcel Duchamp (famoso por suas obras antiarte e com nudes) nu, sentado na privada com a bola na cabeça. Segundo ele, a empreitada cênica foi eleita a melhor apresentada, entre os doze estados que sediaram a Copa e que integram o projeto. “Cada uma das cidades esteve representada por interventores urbanos e ainda, 23 coletivos”.

Os idealizadores deste trabalho sentem-se confiantes no resultado, ainda que essa tenha sido a Copa de acidentes e mortes na construção de estádios, de irregularidades diversas nas parcerias com empresas privadas, do estabelecimento de estados de exceção generalizados, de violência policial contra manifestantes e a população, de desapropriações e despejos, deixando como resultado uma série de injustiças e desserviços à maioria da população, e culminando na falência em grande escala de seu legado político e social.

Por outro lado, muita da energia de criação investida na Copa pelos brasileiros se deu através de manifestações, gritos, vozes e corpos que se expressavam, fazendo existir uma outra Copa, de desejos democráticos que mais uma vez se levantam, transformam formas de agir, pensar e viver, desafiando a história oficial. O livro conta parte desse processo e um pouco das histórias não oficiais da Copa do Mundo no Brasil.

Ficha Técnica:

Organização: Daniel Lima, Fabiane M. Borges, Milena Durante

Participantes: Ana Paula Sant'Ana (MT), Bijari (SP), Brígida Campbell (MG), Caio Mattoso (MT), Carol Barreiro (DF), Casadalapa (SP), Côco de Umbigada (PE), David da Paz (CE), Edson Barrus (PE), Eduardo Ferreira (MT), Fabrício Chabô (MT),Francis Madson (AM), Frente 3 de Fevereiro (SP), Goto (PR), Jota Mombaça (RN), Moana Mayall (RJ), Nova Pasta (SP), Ocupeacidade (SP), Rodrigo Lourenço (RS) e Tininha Llanos (BA).

Serviço

Sarau e Lançamento do livro "Copas - 12 Cidades em Tensão"
Local: Museu da Imagem e do Som de Cuiabá
Endereço: Rua Voluntários da Pátria, nº75
Telefone: 3617-1288

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet