Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Tecnologia

Windows 10 e segurança: conheça 5 novidades do sistema

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail para g1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores no pacotão, às quintas-feiras.

O lançamento do Windows 10 está agendado para esta quarta-feira (29) e, claro, o novo sistema da Microsoft traz consigo alguns recursos novos de segurança. A coluna Segurança Digital separou uma lista com cinco recursos já anunciados. Confira.

1. Windows Hello e Windows Passport
O Windows Hello traz para o Windows a opção de autenticação biométrica: digital, íris do olho ou mesmo o rosto. Para usar a autenticação biométrica, porém, será preciso obter um hardware específico compatível -- não basta ter uma webcam, por exemplo, porque o reconhecimento de face exige um sensor infravermelho que funcione também em ambientes noturnos.

Com o Windows Hello, o acesso ao sistema pode ser feito sem a digitação de uma senha de acesso com a biometria. Basta passar o dedo no leitor de digital ou ficar em frente à câmera infravermelha.

Essa novidade se integra ao Windows Passport, que autentica o compuador em serviços e sites na internet. A ideia é poder acessar diversos sites na web sem digitar uma senha específica para cada serviço - tudo é automático.

Esse acesso ocorre em conjunto com o Windows Hello. A ideia é que a autenticação biométrica desbloqueie uma chave de segurança armazenada no computador. Assim, somente a combinação de "computador mais usuário" é capaz de liberar os acessos sem a necessidade de digitar a senha. Com isso, a autenticação usa a mesma lógica de cartões inteligentes (smartcards), que é de alta segurança, porém sem a etapa de digitação da senha.

A Microsoft garante que não é possível burlar o reconhecimento de face usando uma "selfie" da vítima, por exemplo. Mas o recurso ainda não foi testado por especialistas em segurança.

2. Device Guard
O Device Guard é um "antivírus ao contrário": em vez de permitir todos os programas e bloquear apenas os que foram marcados como maliciosos, ele bloqueia tudo e permite apenas o que foi previamente liberado. E ele faz isso de uma forma segura, usando um sistema virtualizado e isolado por hardware.

Traduzindo: mesmo que alguém ataque o sistema, o mecanismo de controle fica separado e, espera-se, imune a qualquer interferência.

O Device Guard é uma evolução do recurso "AppLocker" e é voltado para redes empresariais. Mas o Device Guard também torna o Windows 10 um sistema especialmente interessante para sistemas integrados - máquinas que realizam uma só função, incluindo aí a "internet das coisas".

Em outras palavras, o Device Guard é o que pode permitir que usa geladeira use Windows no futuro.

3. Sensor Wi-Fi
O Windows 10 trará para computadores e notebooks o Sensor Wi-Fi, recurso já existente em celulares com Windows Phone 8.1. A ideia desse recurso de segurança -- ou insegurança, na opinião de alguns, incluindo deste colunista -- é compartilhar as chaves Wi-Fi em que você conecta para todos os seus contatos, incluindo amigos do Skype e Facebook.

Quando seu amigo estiver próximo de uma rede que você compartilhou, o notebook ou celular com Windows Phone dele poderá se conectar automaticamente à rede, sem precisar digitar nenhuma senha.

Apesar da chave do Wi-Fi ser compartilhada, a senha continua secreta. Nas redes Wi-Fi, a senha é parte de uma fórmula usada para gerar a chave que será de fato usada para a conexão. O que a Microsoft faz é compartilhar o resultado dessa fórmula, mas não a senha que dá origem a ela.

Embora obter a senha a partir da chave seja muito difícil, não há diferença prática de acesso entre quem tem a senha e quem tem a chave, quer dizer, entrando pela janela ou pela porta, você ainda está dentro. Para quem não quer que a chave do Wi-Fi seja compartilhada, é preciso adicionar "_optout" ao nome (SSID) da rede.

4. Chamada de antivírus
Programas e apps poderão "chamar" o antivírus instalado no sistema para examinar informações específicas. A novidade deve facilitar o trabalho dos antivírus, que precisarão de menos "malabarismos" para fazer análise de memória e de arquivos que estão sendo lidos em tempo real. Cada programa pode decidir quando está mais "vulnerável" e pedir a ajuda do antivírus para garantir que o código ou arquivo a ser lido está livre de códigos maliciosos.

5. Atualizações 100% automáticas
As atualizações do Windows já são automáticas e, no Windows 7, o computador é até desligado especificamente para a instalação das atualizações, caso isso seja preciso. No Windows 10, não será possível bloquear certas atualizações - elas serão baixadas e instaladas automaticamente, sempre.

Só poderá alterar essa configuração quem pagar a mais pelo Windows 10 Pro. A Microsoft também lançou uma ferramenta para dar essa mesma opção aos testadores do Windows 10, mas ainda não está claro se ela vai continuar funcionando na versão final do sistema.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet