Olhar Conceito

Terça-feira, 03 de agosto de 2021

Notícias / Tecnologia

Saiba o que esperar do novo skate voador da Lexus

Techtudo

03 Ago 2015 - 16:10

Saiba o que esperar do novo skate voador da Lexus
A montadora japonesa Lexus promete realizar sonho de muitos fãs do filme "De Volta Para o Futuro 2" e lançar o seu skate voador, como o hoverboard, no próximo dia 5 de agosto. O Lexus Slide, como é chamado, deve usar imãs e supercondutores resfriados com nitrogênio, e promete ainda muitas outras novidades. O TechTudo selecionou algumas expectativas sobre o skate. Confira:

Tecnologia

Segundo executivos da Lexus, o hoverboard flutua utilizando um mecanismo de imãs e supercondutores resfriados com nitrogênio líquido. Nos vídeos promocionais, é possível vê-lo flutuando. Porém, ainda não foram divulgadas imagens dele sendo de fato utilizado por alguém.

Design

Além da tecnologia, o design da peça também promete ser um ponto de destaque. Os materiais utilizados são semelhantes ou idênticos aos dos luxuosos carros da montadora. A beleza está no contraste. Enquanto a fumaça gerada pelo hidrogênio líquido usado para resfriar os supercondutores durante a flutuação confere um aspecto high tech óbvio na tecnologia revolucionária, sua finalização foi desenhada com uma estrutura de bambu natural.

O que esperar?

Mesmo com o lançamento em agosto, a tecnologia ainda deve demorar meses para chegar ao consumidor final. Apenas um protótipo foi construído para agosto, e o hoverboard só deve ficar comercialmente disponível a partir de outubro. Mesmo depois, espera-se que o preço não seja lá muito acessível.

Outro lado negativo é que seu uso será bastante restrito. Por conta dos imãs, ele só funciona quando usado sobre superfícies metálicas especiais, o que o torna inutilizável na maioria dos locais.

Alguns acreditam que, para aqueles realmente aficionados pelo esporte, a oportunidade de andar no hoverboard promete bastante. O skatista profissional Ross McGouran, contratado para testá-lo, já afirmou que o Lexus Slide o fez repensar tudo aquilo que ele sabia sobre skates, e disse que dar uma volta nele foi como “ nascer de novo”. Para Mcgouran, o principal ganho da tecnologia é a ausência de atrito com o chão, o que torna a experiência inigualável.

Apesar das declarações, muitos continuam céticos em relação à novidade. Em 2014, foi lançado no site de crowdfunding Kickstarter um projeto bem semelhante – o Hendo Hoverboard – criado pelo arquiteto Greg Henderson. Apesar de funcionar, o produto decepcionou. Para os críticos, ele não poderia ser considerado um skate real pois não atingia uma velocidade satisfatória, só podia ser utilizado em superfícies especiais, e a bateria durava apenas alguns minutos.

Para o setor de marketing, o lançamento ser feito esse ano certamente é muito estratégico para a Lexus. Afinal, em 1989, o futuro visitado por McFly era exatamente em 2015. Com tanto mistério em torno do novo hoverboard, os consumidores terão que aguardar até agosto para descobrir se o futuro dos skates flutuantes realmente chegou, ou se o novo aparelho da Lexus é apenas mais uma tentativa frustrada que não atende as expectativas.

Redes Sociais

Sitevip Internet