Olhar Conceito

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Notícias | Literatura

bicentenário

Livro que conta a trajetória de Dom Bosco será lançado neste sábado; autor é membro da Academia de Letra

Foto: Reprodução/Ilustração

Livro que conta a trajetória de Dom Bosco será lançado neste sábado; autor é membro da Academia de Letra
O livro ‘A alegria na Espiritualidade de São João Bosco', escrito pelo padre Afonso de Castro, professor, doutor e membro da Academia Sul-Matogrossense de Letras, será lançado no próximo sábado (29), durante o ‘Dia do educador salesiano’. O evento faz parte da programação do Bicentenário do Nascimento de Dom Bosco, que começou no dia 1º de agosto e acaba no próximo domingo (30).

Leia mais:
Bicenterário de Dom Bosco tem os jovens como foco e eventos buscam aproximação
Duzentos anos do nascimento de Dom Bosco serão comemorados em diversos eventos em agosto

O livro fala sobre como Dom Bosco defendeu sua escolha pedagógica, que priorizava a criação de um ambiente alegre e familiar para a ação educativa. Para ele, o ambiente deveria sintetizar a satisfação dos alunos no “cumprimento dos seus deveres”, na vida de piedade e oração, na participação nos jogos e nas atividades artísticas e culturais.

Na opinião do diretor pedagógico do Colégio São Gonçalo, Pe. Paulo Vendrame, este livro “é uma leitura recomendada para todas as pessoas que, de alguma forma, estão comprometidas com a educação e com os jovens”.

O autor, Padre Afonso de Castro também escreveu outros livros de Formação Salesiana, como: Releitura do Sistema Preventivo na Sociedade Pós-Moderna (1999); Caminhos Pedagógicos (2000);Missão institucional e espiritualidade salesiana” (2000); Carisma para Educar e Conquistar (2002); Pedagogia e Espiritualidade em Cinco Sonhos de Dom Bosco(2008) e outros.

Além disso, em 1991 o escritor lançou o livro "A Poética de Manoel de Barros: A Linguagem e a volta à infância", tornando-se um especialista no poeta cuiabano. Por um longo período, pesquisou e estudou sobre Manoel de Barros e, como um bom educador, foi buscar em suas obras a riqueza da linguagem empregada nos poemas.

Padre Afonso de Castro é graduado em Letras, Filosofia, Teologia e Pedagogia, mestre em Literatura pela UNB e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UNESP de Assis (SP). Sacerdote salesiano de Dom Bosco desde 1970, foi professor, pró-reitor da Universidade Católica Dom Bosco e reitor da Universidade de Lins e Araçatuba (SP).

Serviço

“A Alegria na Espiritualidade de São João Bosco”, tem 380 páginas e é editado pela Arte Brasil Editora.

Lançamento: 29 de agosto, as 9 horas, no Clube da Affemat (KM 22 da Estrada para Chapada).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet