Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Cinema

cine social

Idosos inscritos em programas sociais terão sessões de cinema gratuita no teatro da Assembleia

Foto: Reprodução

Idosos inscritos em programas sociais terão sessões de cinema gratuita no teatro da Assembleia
Um projeto levará idosos para sessões de cinema gratuitas no teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa do estado, a partir da próxima quarta-feira (9). O ‘Cine Social’, organizado pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano e a Casa de Leis, vai organizar o passeio para mais de 700 idosos inscritos em programas sociais de Cuiabá.

Leia mais:
Governo promove oficinas de orientação sobre pacote de editais de fomento e incentivo a cultura
Mostra universitária de cinema teve mais de cem filme inscritos, da América do Sul e até Europa

O Cine Social foi criado pela Sala da Mulher da Assembleia Legislativa e vai abarcar idosos dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Convivência de Idosos, para que conheçam não só o teatro, construído recentemente, mas também todo o espaço da Assembleia.

A primeira sessão acontece no próximo dia 9 com a exibição do filme "O curioso caso de Benjamin Button”, e a previsão é que seja realizada uma a cada mês. Também está em estudo a realização de um curso de capacitação para os idosos, e a ampliação do Cine Social às crianças e adolescentes atendidos pela Assistência Social nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, já no mês de novembro.

José Rodrigues Rocha Júnior, secretário de Assistência Social, afirma que a secretaria será responsável por inscrever os idosos interessados em participar da iniciativa: “Nós temos que entender que tem muitos idosos que as próprias famílias acabam deixando de lado, já não conversam mais com eles e os consideram um fardo; por isso, vir para esse espaço vai fazer com que eles continuem convivendo em sociedade; é um projeto muito importante”, diz.

De acordo com a Assessoria, parcerias como essa garantem a realização de atividades em diversas áreas, como cidadania, cultura e lazer: “Tenho certeza de que será muito bom e produtivo. E é alternativa como essa de atores importantes que nos auxiliam a trazer novas oportunidades e atividades para fazer com que nossos idosos possam sair daquele convívio do espaço físico que eles estão acostumados e participar de outras ações e conhecer novas pessoas. Isso é muito importante para o convívio do idoso”, afirma José Rodrigues.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, afirma que o projeto foi pensando para aproximar o Legislativo da sociedade, e a Casa de Leis vai oferecer o transporte dos idosos e a distribuição de lanches para todos os participantes.

“Foi desenhado um projeto pela Sala da Mulher no sentido de trazer a terceira idade para algumas sessões de cinema, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. Os idosos terão conhecimento do Poder Legislativo e vão assistir a filmes e com isso estamos fazendo nosso papel”, assegura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet