Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Cinema

nesta terça

Imagens em Pauta traz série televisiva de Bergman que fala sobre os altos e baixos do casamento

Foto: Reprodução

Imagens em Pauta traz série televisiva de Bergman que fala sobre os altos e baixos do casamento
Os episódios iniciais da série televisiva “Cenas de um casamento”, do cineasta sueco Irgmar Bergman, serão exibidas nesta terça-feira (15) no Imagens em Pauta, no Sesc Arsenal, às 19h. A série mostra os altos e baixos da relação matrimonial da advogada Marianne (Liv Ullmann) e do professor Johan (Erland Josephson).

Leia mais:
Filme mato-grossense sobre Rondon é exibido em festival de Los Angeles nesta terça
Jovens criam evento para trazer filme nacional indicado ao Oscar a Cuiabá; diretora do longa apóia a causa

No primeiro episódio, o casal comemora dez anos de casamento e são entrevistados por uma repórter para uma revista feminina, quando se mostram felizes, fieis e contentes com o casamento. Mais tarde, no entanto, o casal de amigos Peter (Jan Malmsjö) e Katarina (Bibi Anderson) visita Marianne e Johan para jantar e, após se embriagarem, os amigos iniciam uma violenta discussão, humilhando e ofendendo cruelmente um ao outro.

Já no segundo episódio (“A arte de empurrar problemas para debaixo do tapete”), que também será exibido nesta terça, Marianne tenta adiar pela primeira vez a ida habitual, aos domingos, a casa dos pais. Sem êxito, ela percebe como é difícil deixar de atender as expectativas dos outros. Em outra situação, Johan flerta com uma colega de trabalho.

A série “Cenas de um casamento” foi feita para a televisão sueca e teve seus episódios exibidos semanalmente entre abril e maio de 1937. Em entrevistas, Bergman relata que a taxa de divórcios aumentou exponencialmente na Suécia no ano que se seguiu à exibição dos episódios.



Para lançamento mundial, “Cenas de um casamento” foi reeditado em versão para exibição comercial como filme, com 167 minutos de duração (a versão televisiva tem 281 minutos). Liv Ullman foi indicada ao BAFTA e ao Globo de Ouro de melhor atriz pela performance como Marianne. “Cenas de um casamento” recebeu o Globo de Ouro de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro de 1974.

Autor de clássicos como “Morangos Silvestres”, “Gritos e Sussurros” e “O Sétimo Selo”, Bergman foi um dos fundadores da Academia Europeia de Cinema em 1988. Premiado várias vezes nos Festivais de Berlim e Cannes, o cineasta recebeu o Oscar de melhor filme estrangeiro três vezes (por “A fonte da donzela”, “Através de um espelho” e “Fanny font-family”.

Imagens em Pauta

A programação do “Imagens em Pauta” é gratuita e direcionada aos curiosos e interessados em cinema.
Em 2015, a programação se concentra na filmografia do sueco Ingmar Bergman (1918-2007).
Nas próximas terças-feiras serão exibidas os outros episódios da série “Cenas de um casamento”. “Imagens em Pauta” é um projeto realizado pelo Sesc Mato Grosso em parceria com a Pró-reitoria de Cultura, Extensão da UFMT.

Serviço

O quê: Exibição dos episódios 1 e 2 de “Cenas de um Casamento”
(Scener ur ett äktenskap, 1973, 110 minutos), de Ingmar Bergman

Quando: Terça-feira, 15 de setembro, às 19:00

Onde: Cine Sesc Arsenal

Classificação indicativa: 18 anos

Entrada Gratuita

Mais informações: 9909 7191 (Fernanda Solon, analista de cinema do Sesc)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet