Olhar Conceito

Sábado, 20 de abril de 2024

Notícias | Cinema

in memorian

Documentarista de Guiratinga faz filme sobre o Hospital Santa Maria Bertila e Dom Camilo

Foto: Reprodução

Documentarista de Guiratinga faz filme sobre o Hospital Santa Maria Bertila e Dom Camilo
Um documentário sobre o Hospital Santa Maria Bertila será lançado no próximo dia 17 de outubro na cidade de Guiratinga (340km de Cuiabá). ‘In Memorian’ conta a história deste hospital, fundado por Dom Camili, que prosperou em Mato Grosso entre os anos 1970 e 2005.

Leia mais:
'Que Horas Ela Volta' estreia em Cuiabá após apelo de estudantes e apoio da diretora do filme
Filme mato-grossense sobre Rondon é exibido em festival de Los Angeles nesta terça

Este é o primeiro trabalho cinematográfico do mato-grossense Anthónio Alvez, que saiu do estado natal em 2013 para trabalhar em uma produtora em São Paulo. Ainda em Guiratinga, ele estudava cinema e quando mudou-se para a capital paulista se matriculou em uma escola de teatro e fez alguns cursos de cinema. Atualmente, Anthónio está matriculado no MBA em cinema.

A ideia de falar sobre o hospital, no entanto, é mais antiga: “Eu sempre tive fascínio e vontade de contar a história do Hospital Santa Maria Bertila. Inicialmente eu comecei a fazer um trabalho de pesquisa e criar uma coletânea de imagens que contasse a sua história. Todavia o projeto foi sendo prorrogado até o momento em que, estando em São Paulo, comecei a conhecer ainda mais o universo cinematográfico. Foi logo após fazer um curso de Introdução ao Cinema Documentário, numa biblioteca pública (Roberto Santos) aqui em São Paulo, que eu percebi a real possibilidade de transformar o meu projeto em documentário”, conta em entrevista ao Olhar Conceito.

Em dezembro de 2013, então, o cineasta voltou a Guiratinga para realizar as primeiras entrevistas. Logo depois, ele começou as pesquisas mais aprofundadas e levantou material desde o início do hospital, em 1965, até seu fechamento em 2005.

O trabalho começou somente com Anthónio, uma câmera e microfones emprestados. Depois, no entanto, ele conseguiu ajuda de alguns amigos para a arte gráfica, trilha sonora, além de espaço para a edição.

Agora, com o documentário pronto, os próximos passos depois do lançamento serão enviá-lo para festivais e mostras do gênero: “O primeiro é o Festival Internacional "É Tudo Verdade" que está com as inscrições abertas. Quanto a outros projetos, continuarei estudando e me dedicando ao trabalho de onde flui muito conhecimento e prática. Ainda tenho um novo projeto literário já aceito por uma editora brasileira...só estou angariando fundos”, finaliza Anthónio.


Antonio (Foto: Arquivo Pessoal)


Veja parte do projeto:



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet