Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

leia!

Dia nacional de incentivo à leitura é nesta quinta e Mato Grosso terá ações em todo o estado

Foto: Reprodução / Ilustração

Dia nacional de incentivo à leitura é nesta quinta e Mato Grosso terá ações em todo o estado
O Diadeler Tododia acontece nesta quinta-feira (1) em diversas regiões do país, dentre elas o estado de Mato Grosso. Criado em abril deste ano em Barueri, São Paulo, a data é dedicada a envolver a população em um dia inteiro de leitura.

Leia mais:
Poesia de Rondonopolitana integra livro do 'maior projeto de edição da América Latina'
Segunda etapa do concurso de redação sobre Rondon começou nesta semana e segue até dia 30

Em sua primeira edição, policiais rodoviários promoveram uma blitz pela leitura nos pedágios, operários leram na hora do almoço, alunos e professores leram na sala de aula, passageiros leram dentro dos ônibus, houve leitura da Bíblia durante 12 horas e leitura ininterrupta dos dois volumes de Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes.

Nesta segunda edição do Diadeler, e primeira em Cuiabá, diversas bibliotecas vão participar da iniciativa com ações de leitura, troca de livros e diversas atividades. A Escola Municipal Dr. Fábio Firmino Leite, por exemplo, receberá a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça (BPEEM) em atividade itinerante, das 8h às 17h. Dentre as ações programadas há contação de histórias, roda de leitura, espetáculo teatral, oficina literária, musicalização e apresentações culturais

Segundo a Assessoria do governo, esta ação descentralizada, de aproximar a leitura da população, faz parte do projeto de itinerância da BPEEM, que percorre municípios e bairros da Capital. A Biblioteca Itinerante começou sua jornada este mês no município de Água Boa.

As bibliotecas dos municípios de Querência, Marcelândia, Água Boa, Vera, Rondonópolis, Cáceres, Nova Mutum, Canarana, Peixoto de Azevedo, Paranatinga e as bibliotecas comunitárias Saber com Sabor, na Capital, também participarão do Diadeler Tododia.

E para participar da mobilização basta ler. Seja em casa, na escola, na praça, no transporte público. O objetivo é incentivar o hábito de ler e mostrar o quanto ele é benéfico.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet