Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

Cineclube Inca

Curta metragem sobre a tempestade silenciosa de um relacionamento em crise é lançado nesta quarta

Foto: Reprodução / Da Assessoria

Curta metragem sobre a tempestade silenciosa de um relacionamento em crise é lançado nesta quarta
A próxima edição do Cineclube Inca, na quarta-feira (7) às 19h30 traz o curta-metragem “Se acaso a tempestade fosse nossa amiga, eu me casaria com você”, que narra o conflito de um relacionamento já desgastado e que tenta sobreviver.

Leia mais:
Documentário sobre a comunidade São Gonçalo Beira Rio é lançado nesta sexta no local
Documentarista de Guiratinga faz filme sobre o Hospital Santa Maria Bertila e Dom Camilo

Escrito e dirigido pelos cuiabanos Felippy Damian e Wuldson Marcelo, o filme tem vinte minutos de duração e nasceu a partir de um poema homônimo. Seu roteiro é de 2014, mas foi gravado em fevereiro de 2015 de forma independente, com realização da Miraluz Filmes. O curta ainda conta com direção de arte de Ângela Coradini, Thaísa Soares, Felippy Damain, Wuldson Marcelo e Rafael Monteiro, que também faz a direção de fotografia.

A história das namoradas Bárbara e Karina é contada em um dia de delicadezas, discussões e silêncios. As protagonistas, interpretadas por Thaísa Soares (Karina) e Juane Mesquita (Bárbara), vivem uma situação que é mostrada nas entrelinhas:

“O texto é bastante denso e complexo, uma história contada nas entrelinhas, nos não ditos. A partir disso pensei as possibilidades de experiência e de como seriam palavras e as ausências no corpo”, descreve Thaisa.

Para isso, as emoções e impressões tiveram que ser passadas por meio da direção e do roteiro:
“A ideia de que o silêncio e as pausas deveriam conter um universo de coisas sempre esteve presente na feitura, e acredito que conseguimos transmitir isso, com os planos adotados, a sensação de se estar próximo ao desdobrar de uma crise conjugal”, comenta Wuldson.

Outra proposta do curta é a de uma linguagem audiovisual diferente “Se acaso tem uma forma que valoriza mais o texto e atuação, diferente daquela que eu já tenho feito. O filme tem um tempo diferente, um ritmo que vai sendo ditado pelos afagos e atritos do roteiro, há possibilidades de experimentar”, explica Felippy.

O curta conta com uma equipe toda cuiabana, inclusive em sua trilha sonora. Duas músicas autorais foram compostas e gravadas exclusivamente para a produção. São elas “Se acaso a tempestade”, interpretada por Anne Queiroz e “Sala de Espera”, interpretada por Theodora Charbel.

A estreia na quarta-feira acontece no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), com entrada gratuita, e algumas sessões, sendo a primeira delas às 19h30.

Serviço

Lançamento do curta-metragem
“Se acaso a tempestade fosse nossa amiga eu me casaria como você”
Data: 07 de outubro, às 19h30
Local: Cineclube INCA (MISC)
Entrada gratuita

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet