Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

assista!

Documentário denuncia impactos do agronegócio sobre a vida dos moradores de assentamento em Mirassol D'Oeste

Foto: Reprodução / Youtube

Documentário denuncia impactos do agronegócio sobre a vida dos moradores de assentamento em Mirassol D'Oeste
A situação de um assentamento e o conflito entre os interesses da agricultura familiar e o agronegócio são os temas do documentário “Biocombustíveis: energia não mata a fome”, lançado na última semana em Mirassol D’Oeste, a 290km de Cuiabá.

Leia mais:
Filme cuiabano é considerado 'melhor comédia' no Festival Internacional de Milão
Mostra de cinema e direitos humanos traz 40 filmes a Cuiabá ainda neste mês

Realizado pela ActionAid Brasil, com apoio da Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional – Fase de Mato Grosso e a Associação Regional de Produtores Agroecológicos (Arpa), o filme é composto por alguns depoimentos curtos de moradores do assentamento.

“Como as pessoas podem se preocupar com combustível, com o etanol para os carros e não se preocupar com os alimentos? Quem vive sem alimentação?”, indaga Miraci Pereira Silva, moradora do assentamento Roseli Nunes, no começo do documentário.

Esta pergunta permeia todo o vídeo, que retrata os impactos que as monoculturas – no caso, a cana-de-açúcar – têm sobre a vida dos pequenos agricultores.

Nério Gomes de Souza, vereador do município e morador de Roseli Nunes, afirma que o assentamento está em perigo tanto pelas monoculturas de cana e soja, quanto suspeita de presença de ouro e fosfato nos solos da região, cobiçados pela mineradora Bemisa, que prevê o inicio das extrações para 2016. “É importante conhecer esses perigos para que possamos estar bem informados e preparados para nos defender contra tantas ameaças”, explicou Nério.

Assista ao documentário:



A Action Aid é uma organização global que luta para promover direitos humanos e superar a pobreza. Seu trabalho atinge cerca de 15 milhões de pessoas em 45 países. No Brasil, a ONG está desde 1999, e já atua com 25 organizações parceiras em 13 estados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet