Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

novidade

Praça de Chapada ganha bancos em forma de onça e jacaré para enfeitar e atrair turistas

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Praça de Chapada ganha bancos em forma de onça e jacaré para enfeitar e atrair turistas
Duas esculturas de onças em formato de banco foram instaladas na Praça Dom Wunibaldo, no centro de Chapada dos Guimarães, na última quarta-feira (30). As obras foram encomendadas por Roberto Carvalho de Almeida, proprietário da Lebrinha, e esculpidas por Jânio Borges.

Leia mais:
Virada de ano em Chapada terá apresentação da banda Terra e queima de fogos à meia noite

Jânio é natural de Goiás, mas vive em Mato Grosso desde 1982. Autodidata, conheceu seus dotes artísticos aos cinco anos de idade, e atualmente faz esculturas de animais a religiosas, tanto por encomenda quanto para manter seu ateliê, no pé do Morro de Santo Antônio.


Jânio Borges (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Foi em 1987 sua primeira exposição, na antiga Casa de Cultura de Cuiabá: “Eu faço de tudo, obras sacras, de influência barroca, greco-romana... e tenho obras espalhadas pelo Brasil, França, Alemanha e Suíça”, conta o artista. As onças, que agora estão na praça, foram pedidas pelo empresário Roberto junto com um jacaré de quatro metros de comprimento.

“A ideia surgiu quando eu fui pra Suíça e vi as vaquinhas-banco de lá. Pensei em fazer igual aqui, só que com os nossos bichos, a onça e o jacaré”, contou Roberto. “O Jânio eu conheci por causa do orelhão que ele fez aqui pra praça. Eu fui até o ateliê dele e de cara já gostei e já combinamos tudo”.


Roberto Carvalho de Almeida (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Os bancos foram instalados de costas para a Igreja Santana do Sacramento, para dar um cenário mais bonito para as fotos: “A ideia é atrair mais os turistas mesmo, dar mais uma novidade pra Chapada. Eu fiz isso em gratidão à cidade... já que tenho a lebrinha aqui, só tenho a agradecer”, afirma o empresário.

Serviço

Jânio faz obras por encomenda pelos telefones (65) 9905-6630 / (65) 9246-9580.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet