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Terça-feira, 23 de abril de 2024

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COLUNA BIANCA POPPI

A moda também traduz indignações: antimoda vai na contramão dos padrões vigentes

21 Jun 2013 - 11:11

Bianca Poppi - Especial para o Olhar Conceito

Foto: Reprodução

Filme Velvet Goldmine mostra o glam dos anos 70

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A moda tem um alto potencial comunicativo: as roupas em si, carregam desde sua modelagem, cor, tecido, adereços e aviamentos, informações que caracterizam distinções sociais e acontecimentos de determinadas épocas. Nessas mudanças constantes, a moda cria uma espécie de identidade para cada época, e de um modo geral, acaba por padronizar o modo de vestir da sociedade.

Mas por outro lado, as roupas podem ser um meio de diferenciação e individualização. As roupas são capazes de comunicar ao mundo o que somos (ou o que queremos parecer ser), o nosso lifestyle, nossas preferências, ideais, enfim, a nossa personalidade.

A busca constante pelo novo faz com o que o mercado da moda gere tendências e as torne obsoletas num processo muito acelerado. Em contraponto às tendências de moda que infestam o vestuário desde a indústria de pigmentação e têxtil, das passarelas até chegar às ruas, temos o movimento antimoda. 

Segundo Joana de Resende, designer e professora do curso de Design de Moda, o movimento antimoda vem em sentido oposto e complementar ás tendências de moda, gerando assim a contratendência. “Tornando absoluta a distância em relação a tudo o que é conforme a regra estética e moral, o lamento central da antimoda consiste na referência a ideais, valores e concepções da existência radicalmente opostos aos padrões vigentes”, complementa a estilista Joana.
 
É um fenômeno que assume formas e temas de diversas fontes culturais, como a indignação contra o utilitarismo, naturalismo salutar, protestos feministas, ceticismo conservador, e a afronta da contracultura.



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