Olhar Conceito

Sábado, 23 de janeiro de 2021

Notícias / Política Cultural

Biblioteca Pública Estevão de Mendonça ganhará novo espaço mais moderno e revitalizado

Da Redação - Naiara Leonor

21 Jul 2015 - 16:48

Foto: Assessoria/SEC-MT

Biblioteca Pública Estevão de Mendonça ganhará novo espaço mais moderno e revitalizado
Nesta quarta-feira (22), às 10h30, será assinado um termo de cooperação cultural para reformar, revitalizar e modernizar a Biblioteca pública Estevão de Mendonça (BPEEM), localizada no Palácio da Instrução. O termo, que será assinado no Palácio Paiaguás, é uma parceria entre o Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e a Academia Mato-grossense de Letras (AML).

Leia mais:
Bibliotecas municipais são opção de atividades durante as férias escolares
Biblioteca de Cuiabá é selecionada por comitê nacional para receber computadores e cursos de capacitação

Com a reforma, a Biblioteca Estevão de Mendonça deixará o Palácio da Instrução, onde está localizada atualmente, e será transferida para o Anexo da Casa Barão de Melgaço, na rua Comandante Costa. O Palácio da Instrução será reformado para receber o Museu de Arte de Mato Grosso e a 31ª Bienal de São Paulo e o anexo da Casa Barão também passará por reformas para receber a Biblioteca Pública.

A Biblioteca Estevão de Mendonça será instalada no 1º piso do Anexo da Casa Barão. No 2º piso ficarão o Arquivo da Casa Barão de Melgaço e as áreas administrativas do Instituto Histórico e Geográfico e da Academia Mato-grossense de Letras.

Mais que apenas um local de leitura e empréstimo de livros, o espaço será transformado em um centro de convivência com atividades variadas que possam atrair toda a população.

A cooperação entre Governo do Estado, AML e IHGMT contempla a elaboração de políticas públicas de incentivo à leitura e prevê a realização de projetos comuns como oficinas de leitura, lançamento de livros e revistas, teatro infantil e shows musicais, entre outras atividades voltadas à valorização da cultura mato-grossense.

Estarão presentes nas assinatura do termo de cooperação, o governador Pedro Taques, o secretário Leandro Carvalho, o diretor presidente do IHGMT, João Carlos Vicente Ferreira e o diretor presidente da AML, Eduardo Mahon.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet