Ela foi andando pela 24 de Outubro, contemplando como todos aqueles estabelecimentos estavam voltando à antiga forma – só que melhor. Ainda no começo da rua, deparou-se com uma loja em estilo francês, que, coincidentemente, era também uma casa de chás. Chegando mais perto, viu que o “vão” ao lado da Provanza era, na verdade, um corredor. E entrando, pode notar as lojas, todas delicadas, exalando poesia. O lugar era como a palavra escrita ao lado do Armazém da Creuza ditava: encanto. Estava encantada. Depois de olhar os estabelecimentos, sentou-se em uma das mesas do Provanza e tomou um gole de chá gelado, pensando que havia achando um pequeno pedaço do paraíso.
Leia mais: Um ano de arte, poesia e artesanato: Conheça o Armazém da Creuza
Fuga à produção de massa: Studio Crisálida aposta no "handmade" e cria peças únicas
A mulher da história acima pode ser qualquer pessoa. Ontem, eu era ela. Certo dia, foi a designer de moda e criadora do Studio Crisálida, Bianca Poppi. Hoje, diversas outras pessoas, que continuam a voltar nos estabelecimentos do Espaço Magnólia. Infelizmente, muitos ainda têm a sensação de que este local, que aos poucos se torna ponto de encontro e centro da cena cultural local, é somente para “quem tem dinheiro”. Ou seja, pensam que é elitizado. Para quebrar esta ideia, acontece no dia 22 de fevereiro a “Feirinha da 24 – desapega!”.
Baseada nos conceitos de sustentabilidade e ecologia, a feirinha do "desapega", como a chamam nas redes sociais, tem como objetivo não só a venda de produtos, mas também a troca. Todos que tiverem objetos, roupas, bijuterias e livros que não usam mais, podem levar este material até o Espaço Magnólia e trocá-los por outras coisas. E é exatamente esta a razão do nome “desapega”, pois o que é inútil para um, pode se tornar útil para outro.
(Da esquerda para direita: Alexandre Cervi, Creuza Medeiros (Armazém da Creuza), Jaine Roque (Mary Jay ateliê de camisetas), Fabiana Novaes (Provanza aromas e sabores) e Bianca Poppi)
Trabalhando com a ideia de moderno e antigo, novo e velho, a Feirinha da 24 traz também a exposição de vários artistas locais, que além de suas obras, trazem também outros produtos. Bianca Poppi, uma das organizadoras do evento, além das peças do Studio Crisálida, também montará um pequeno brechó no local. Jhon Douglas, além dos materiais do Studio Cabron, também disponibilizará ao público criações de cunho pessoal. Estes são apenas alguns exemplos do que poderá ser encontrado na feirinha do "desapega".
Leia mais: Skate, ilustração e street art: Conheça Jhon Douglas, um dos criadores do Studio Cabron
A tradição milenar dos chás agora tem casa especializada em Cuiabá
De acordo com Alexandre Cervi, idealizador e também organizador da feirinha, outro objetivo é agregar a mentalidade cultural de forma acessível e agradável. A ideia deste evento surgiu com os “flea markets” de Portugal, país onde Alexandre estudou Design e Marketing de moda por um ano. Vendo a movimentação, os belos produtos e os preços acessíveis naquelas feirinhas portuguesas, Cervi quis trazer um pouco disto para Cuiabá. Bianca Poppi, que junto com Gabriela Damin é proprietária do Studio Crisálida, passava por uma mudança de casa recentemente e viu que tinha muitas roupas em bom estado que poderiam ser vendidas.
Conversando com Alexandre sobre isto, os dois casaram a ideia e foram conceituando o que seria esta feira. Mas a forma final do evento surgiu quando Cervi e Poppi estavam com Creuza Medeiros, proprietária do Espaço Magnólia e do Armazém da Creuza. Ela comentou que queria realizar um evento do tipo no espaço e foi então que a Feirinha do "Desapega" ganhou data, local e hora.
Alexandre ainda lembra que, além da feirinha, acontecerá como que um Happy Hour no fim da tarde. Haverá música, pequenos stands de comidas e bebidas e movimentação de pessoas interessantes. A Feirinha da 24 vem como exemplo e prova de que Cuiabá está renascendo das cinzas e acordando melhor que nunca para a potencialidade cultural da região.
Serviço
“Feirinha da 24 – Desapega!”
Local: Espaço Magnólia, na rua 24 de Outubro, número 937
Data: 22 de fevereiro
Horário: Das 9h às 20h