Olhar Conceito

Sábado, 23 de janeiro de 2021

Notícias / Política Cultural

Governo do Estado lança prêmio literário para incentivar e valorizar escritores

Da Redação - Naiara Leonor

28 Jul 2015 - 15:25

Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

Governo do Estado lança prêmio literário para incentivar e valorizar escritores
Novos talentos literários. É o que procura o Governo de Mato Grosso com o lançamento do Prêmio Mato Grosso de Literatura. O projeto é uma ação da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer que visa apoiar a publicação de projetos literários nas categorias Biografia, Poesia, Prosa e Revelação. Os prêmios somam R$ 200 mil e as inscrições gratuitas vão até o dia 28 de agosto.

Leia mais:
Literatura mato-grossense será abordada em encontro do Centenário Rubens de Mendonça
"Ensino de história e literatura de Mato Grosso nas escolas seria uma verdadeira revolução", diz Mahon

Por meio de edital publicado na última segunda-feira (27), a Secel quer incentivar a produção literária do estado, valorizando e promovendo escritores locais, que residem em Mato Grosso, com obras em língua portuguesa.

O secretário da Secel, Leandro Carvalho, explicou como será o processo de escolha do ganhador do primeiro prêmio literário do estado: “este é o primeiro de uma série de prêmios que lançaremos na próxima semana. A escolha das obras se dará por comissão técnica formada por profissionais da área, independentes, obrigatoriamente sem ligação com os proponentes e previmos, pelo menos, metade dos prêmios para propostas do interior, com o objetivo de descentralizar os recursos e dar oportunidade para todos”, afirmou o secretário Leandro Carvalho.

Ao todo serão selecionados 10 projetos, sendo duas biografias, duas poesias, quatro projetos em prosa e dois projetos na categoria revelação. Cada projeto vencedor receberá R$ 20 mil que deverão ser investidos exclusivamente na edição e publicação da obra literária.

Serão consideradas biografias as narrativas sobre a história de vida de uma pessoa que viveu ou teve alguma relação significativa com o Estado de Mato Grosso. A categoria Poesia será entendida como uma expressão literária livre, construída por versos ou outra forma de organização de palavras, que expressem uma ideia ou sentimento. A prosa corresponde aos trabalhos de criação em contos, coletânea de crônicas, romance, novela, livro infantil ou texto teatral, que possam ser publicados na forma impressa de livro. Já a categoria Revelação é dedicada aos autores estreantes, que nunca tiveram livros publicados na forma impressa, nos gêneros poesia ou prosa.

Não há idade mínima para participar do prêmio, desde que sejam respeitadas as regras de representação contidas na legislação. Cada autor poderá inscrever apenas uma obra literária em uma categoria e serão aceitas somente aquelas que não tenham sido publicadas, seja de forma impressa ou virtual. Os textos inscritos devem ser inéditos e, se for constatada alguma publicação prévia, a inscrição será anulada.

As obras serão submetidas a duas comissões, a de Habilitação, responsável por verificar se todos os requisitos das inscrições foram preenchidos, e a de Avaliação Técnica, esta composta por especialistas em literatura, escritores, jornalistas e críticos literários, com reconhecida experiência e notório saber na área de literatura.

A lista com os autores e obras vencedoras será publicada no dia 16 de outubro de 2015.

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet