Para facilitar e organizar a vida de quem trabalha com turismo em Mato Grosso, o governo do Estado divulga o desenvolvimento de uma nova ferramenta de observação da realidade do setor. Chamada de “Observatório do Turismo”, a nova ferramenta servirá para monitorar a evolução de dados e informações que subsidiem o planejamento, as decisões empresariais e a construção de políticas públicas na área.
A criação do Observatório vem para solucionar a carência de dados e estudos sobre a real situação e desenvolvimento do setor, que dificulta o planejamento e gestão do turismo estadual. Com poucas informações organizadas e confiáveis, é difícil para o público interessado ter a noção de oferta e demanda.
No encontro realizado na última quarta-feira, 04 de novembro, em que o novo projeto foi lançado, estavam presentes representantes de órgãos ligados ao assunto, como o secretário-adjunto de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Luis Carlos Nigro, o secretário de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, Superintendente do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), Cleber Ávila, secretários municipais de Turismo, Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), José Guilherme Ribeiro, membros do Fórum Estadual de Turismo e do trade turístico.
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O portal que abrigará a ferramenta será desenvolvido por uma equipe de professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e financiado com recursos da Sudeco.
No primeiro ano os pesquisadores irão a campo levantar os dados e as demandas do setor, para que a partir das informações coletadas, a Sudeco possa traçar diretrizes de aplicação de recursos financeiros do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) voltadas ao segmento do turismo.
À Sedec caberá fazer a sensibilização e a articulação junto ao trade e aos segmentos relacionados às atividades turísticas para que as empresas forneçam seus dados aos pesquisadores, já que esse é um grande receio dos empresários. “Trabalharemos arduamente junto aos empresários para que eles possam facilitar o trabalho dos pesquisadores e para que essa parceria possa se efetivar da melhor maneira possível”, afirma Nigro.
De acordo com o superintendente da Sudeco, Cleber Ávila, a partir do segundo ano começa a divulgação e sensibilização dos empresários e turistas para que eles participem desse portal, alimentando-o com informações públicas e atualizadas. “O nosso intuito é fazer com que esses dados sejam atualizados da maneira mais fiel possível”, disse Ávila.
O superintendente se mostrou animado com a participação de todos os segmentos na reunião da última quarta-feira e disse que o Governo Federal aposta muito no potencial turístico de Mato Grosso. “Acreditamos que o turismo pode alavancar muitos negócios e gerar muita oportunidade de emprego e renda para a população do Estado. Por isso estamos aqui, tentando construir em conjunto com todos os segmentos essa ferramenta que irá nos subsidiar nos investimentos de recursos do FCO”, finalizou.