Olhar Conceito

Segunda-feira, 10 de maio de 2021

Notícias / Arquitetura, décor e design

design

Por dentro da Casa Cor: Arquitetos reinventam o uso da madeira de forma criativa

Da Redação - Stéfanie Medeiros

13 Ago 2014 - 17:00

Foto: Reprodução/ Da Assessoria

Karen Matsumoto em seu ambiente Varanda com Churrasqueira

Karen Matsumoto em seu ambiente Varanda com Churrasqueira

Aberta ao público desde o dia primeiro de agosto, a Casa Cor Mato Grosso apresenta várias tendências, além de ser uma mostra dos grandes talentos na arquitetura e design do estado. Conhecida por seu estilo rústico e natural, a madeira também pode trazer leveza e originalidade ao ambiente. O material é a aposta desta décima edição.

Leia maisCasa Cor 2014: Veja fotos de todos os ambientes da maior mostra de arquitetura das américas

A mostra, que acontece no Goiabeiras Shopping até o dia 14 de setembro, conta com 34 espaços projetados por profissionais de Mato Grosso, Paraná e Rondônia. Seja em peças esculpidas ou aliadas a outros objetos de decoração, a madeira está presente em diversos ambientes provando que apesar da modernidade e tecnologia, o material ainda pode ser utilizado com requinte e sofisticação.
 
Projetado para ser um local onde os amigos serão recebidos, o ambiente Living da arquiteta Adriana Bussiki traz uma belíssima estante em madeira cumaru. Misturando o elemento ao vidro por trás da estante e a lata em azul presente nos nichos, a peça é original e foi especialmente desenhada por Adriana. Segundo ela, o objetivo em utilizar a madeira foi a de aquecer o ambiente.
 
"A madeira proporciona um conforto ao espaço, além de deixá-lo menos frio. Quando eu desenhei a estante, pensei na possibilidade de conseguir soltá-la para inserir o vidro e a lata. Queria uma estante vazada e a madeira me ajudou nisso. Além da estante, o painel do Living também é em madeira", afirma a arquiteta.


(Adriana Bussiki)

O aconchego oferecido pela madeira também é visto no ambiente Estar, da arquiteta Renata Ayoub Giglio. O espaço leve e de cores neutras é composto também por cadeiras e poltronas em linho e madeira. Para Renata, o elemento é uma "peça-chave" na decoração por ser versátil e de fácil combinação. Além das cadeiras, o ambiente ainda traz portais também em madeira.
 
"Projetei um ambiente bem leve e por isso, pude ousar utilizando a madeira. Optei pelo tom caramelo para combinar com os demais móveis, além de não ser muito cansativo. O tema da Casa Cor este ano é 'Um olhar muda tudo', por isso, acredito que a ousadia no designer dessas peças em madeira seja um diferencial", explica Renata.
 
A escolha do material a ser utilizado em um projeto é de fundamental importância para os profissionais da Casa Cor MT. Responsável pelo ambiente Restaurante, o arquiteto José da Costa Marques junto de Karla Di Grecco, optou pela madeira de reflorestamento por seu compromisso com o meio ambiente. Os arquitetos encontraram na empresa Eucalipto Santo André, responsável por um projeto de reflorestamento em que o eucalipto torna-se matéria-prima, a alternativa para o proposta do espaço. De acordo com José da Costa Marques, a madeira sempre foi tendência por seu um material natural que cria empatia e sensação de conforto e acolhimento.


(Renata Ayoub Giglio)
 
"A madeira dá um toque rústico e por ser um material quente dá a atmosfera que pensamos para o Restaurante. O eucalipto cai bem quando a ideia é rústica e também para equilibrar ambientes que tenham elementos frios, como o vidro, o alumínio, o inox e o porcelanato".
 
Já no ambiente Varanda com Churrasqueira das arquitetas Karen Matsumoto e Raísa De Felice, bancada e mesa de madeira da artista plástica Lara Matana são um espetáculo a parte. As peças contribuem para o estilo rústico idealizado pelas arquitetas, que tiveram Chapada dos Guimarães como inspiração para o ambiente. De acordo com Karen, a artista plástica foi procurada para fazer as peças segundo o projeto das arquitetas.
 
"Nós pedimos para a Lara exatamente como queríamos a bancada e a mesa e ela fez. A madeira traz esse aspecto rústico e simples projetado para a Varanda com Churrasqueira. Sem dúvida, para um espaço como este a madeira é ideal".
 
Provando que ambientes modernos também podem conter peças de madeira, o arquiteto Eduardo Garcia traz no espaço Living e Sala de Jantar, um banco ao centro neste elemento. O item combina com o piso de madeira e tapete com textura em sisal sem desalinhar com objetos mais contemporâneos como a caixa de som em formato escultural, uma das peças mais comentadas pelos visitantes do Living e Sala de Jantar. "A madeira é um elemento fora dos padrões industrializados do mercado. Ela oferece a possibilidade de peças esculturais como banco utilizado no espaço", finaliza.

Serviço

A Casa Cor MT 2014 será aberta ao público nesta sexta-feira (01). A mostra ficará aberta no Shopping Goiabeiras até o dia 14 de setembro, sendo que o horário de funcionamento é das 14h às 22h, todos os dias. O valor do ingresso é de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia, válida para estudantes e idosos).
 

Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet