Olhar Conceito

Segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Notícias / Saúde e Beleza

Primeiro transplante de medula óssea de Mato Grosso deve ocorrer em 2015

Da Redação - Stéfanie Medeiros

27 Abr 2015 - 10:15

Foto: Reprodução/ Ilustração

Medula óssea

Medula óssea

Com consultoria do Hospital Israelita Albert Einsten, de São Paulo, o Santa Rosa caminha para um novo projeto. Para discutir a ação, acontece nesta terça-feira(28) acontece em Cuiabá a primeira palestra sobre a implantação do Transplante de Medula Óssea (TMO) em Mato Grosso. O evento conta com a palestra da Dra Andreza Ribeiro, médica hematologista do Hospital Albert Einstein. Com isto, o primeiro Transplante de Medula Óssea deve ocorrer ainda em 2015.

Leia mais:
Cirurgia realizada no Hospital Jardim Cuiabá será transmitida via satélite para congresso internacional
 
“A palestra será direcionada para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e toda equipe multiprofissional da área da saúde.  Serão passadas informações importantes sobre o Transplante de Medula Óssea, já que ainda não oferecemos esse tratamento em nosso serviço. Na verdade, o Hospital Santa Rosa será pioneiro no Estado do Mato Grosso a realizar o TMO.

Nosso objetivo é atender não apenas os pacientes encaminhados para Transplante de Medula Óssea do nosso estado, mas da região norte do país, assim como do Mato Grosso do Sul”, afirmou o gerente de farmácia da oncologia do Hospital Santa Rosa, Luisa Florentino Guedes, através da assessoria.

Inicialmente, será realizado o autotransplante de medula óssea (Autólogo) , e posteriormente, o Transplante de Medula Óssea Alogênico, que envolve doadores. O transplante de Medula Óssea é um tratamento proposto para algumas doenças malignas como Leucemias, Linfomas, Mieloma Múltiplo e outras, ou não malignas como algumas doenças congênitas, que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de células de uma medula óssea doente, por células-tronco de uma medula óssea sadia, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula.

“O tratamento é complexo, exige um acompanhamento intenso de toda a equipe, o paciente geralmente permanece até 40 dias em recuperação no hospital para ter alta”,  explicou André Fontes Laske, o gerente de enfermagem da oncologia do Hospital Santa Rosa.

Serviço

A palestra acontecerá no dia 28 de abril, no auditório do Hospital Santa Rosa, às 19h.
 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet