Olhar Conceito

Notícias / Artes visuais

Conheça as xilogravuras fantásticas e macabras do brasileiro Ramon Rodrigues; Veja Fotos

IdeaFixa

17 Dez 2013 - 17:24

Foto: Reprodução

Conheça as xilogravuras fantásticas e macabras do brasileiro Ramon Rodrigues;  Veja Fotos
Ramon nasceu em 1982, e mora em Florianópolis. Ele se formou em Desenho Industrial e fez mestrado em Design. Em 2010 passou um ano estudando xilogravura na Argentina. E não é preciso muito para perceber o quanto esse ano de estudos fez diferença em seu trabalho.

Ele aponta várias referências: ilustrações editoriais antigas, fotografias do início do século passado, tatuagens (flashs de estúdios de tattoo principalmente), gravuras mexicanas, filmes antigos, música e literatura.

Quem conhece um pouco de história da arte logo percebe alguns artistas que o influenciaram, Gustav Doré e Goya por exemplo. Mas ele cita outros: Kathe Kollwitz, Rubem Grilo, Alphonse Mucha, Vania Zouravliov, J.G. Posada, Leopoldo Méndez, Harry Clarke, etc, etc.

Quando questionado sobre a escolha da xilo, ele responde:

"Eu sempre trabalhei com preto e branco. Durante anos fiz desenhos em nanquim e bico de pena. Em 2008 comecei a fazer Litogravura, também em preto e branco, e me encantei com o universo da gravura, com o trabalho na matriz, o processo de impressão, a escolha dos materiais... Mas sempre fui um pouco relutante em fazer xilogravura, pois me disseram que seria impossível manter a quantidade de detalhes que eu colocava nos meus trabalhos com a xilo. Porém, quando tentei a primeira vez, vi que a técnica não era tão limitada e que com alguma dedicação eu conseguiria fazer algo interessante. Não dá tempo de cansar, pois quando acabo de esboçar tenho que começar a gravar a matriz, quando acabo de gravar tenho que imprimir e quando acabo de imprimir já estou pronto para voltar a esboçar uma nova gravura. Acho que o que mais me atrai na gravura são as distintas etapas do processo."

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet