O Rio de Janeiro é mais Mato Grosso nesta sexta (12) e sábado (13) com a participação do grupo Flor Ribeirinha em programação das Olimpíadas Rio 2016. A primeira apresentação acontece na Casa Brasil para o público, enquanto no sábado quem conhece as danças típicas mato-grossenses é a imprensa internacional no Rio Media Center. O grupo ainda volta ao Rio em setembro para participar das Paralimpíadas 2016.
Leia mais:
Flor Ribeirinha leva ‘Nandaia’ para a beira do rio com participações especiais
O coreógrafo Avinner Augusto contou a reportagem do Olhar Conceito que a apresentação foi um convite do Governo do Estado através da Casa Guimarães. “Viemos apresentar a cultura do estado com nosso espetáculo de dança. Estamos em 16 pessoas, mas para a Paralimpíadas em setembro seremos 29 integrantes.
As apresentações nas Paraolimpíadas já tem data marcada: 15 e 16 de setembro. O evento acontece no Rio de Janeiro de 07 a 18 de setembro. O Brasil é o país com a maior delegação nos jogos com 278 atletas paralímpicos.
O Flor Ribeirinha
Idealizado por dona Domingas Leonor, o Flor Ribeirinha nasceu em 27 de julho de 1993, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio, situada à margem esquerda do Rio Cuiabá, pertencente ao distrito do Coxipó da Ponte. O grupo folclórico foi avaliado pelo Governo de Mato Grosso como instituição de memória enquanto meio que detém, divulga e preserva elementos materiais e simbólicos de uma cultura.