Olhar Conceito

Sábado, 23 de janeiro de 2021

Notícias / Literatura

Livro de mato-grossense finalista do Prêmio Jabuti será lançado nesta quinta na UFMT

Da Redação - Isabela Mercuri

02 Mar 2016 - 14:33

Foto: Reprodução

Livro de mato-grossense finalista do Prêmio Jabuti será lançado nesta quinta na UFMT
Finalista do Prêmio Jabuti 2015, o livro “Luís de Albuquerque, Viagens e governo na Capitania de Mato Grosso 1771-1791”, da professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Leny Caselli, será lançado na próxima quinta-feira (3) no Foyer do Teatro Universitário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, às 19h30.

Leia mais:
Livro de mato-grossense finalista do Prêmio Jabuti conta história de governador da Capitania Mato-Grossense
Professor de Poxoréu lança livro de biografias dos prefeitos da cidade de 1930 a 2014

A obra, de 352 páginas, conta a trajetória de um dos mais importantes governadores de Mato Grosso no período Brasil-Colônia. As informações são dos diários em que Luís de Albuquerque registrava seus trajetos e obstáculos enfrentados na consolidação do Centro-Oeste brasileiro no século XVIII.

Rotas, fundação de vilas, métodos de aproximação com os habitantes locais, coleta e criação de toponímias para acidentes geográficos, fenômenos climáticos e exemplares da flora ou fauna regionais estão registrados nas páginas: “Os diários foram o ponto de partida para a pesquisa, mas a eles foram acrescidos muitos outros documentos existentes em arquivos históricos de Portugal, Estados Unidos e Brasil, produzidos em diferentes contextos”, afirmam as autoras.

De acordo com a assessoria da UFMT, os documentos foram encontrados em 2000 na Newberry Library, em Chicago, EUA, juntamente com os “Anais de Vila Bela”. Outros arquivos estrangeiros também constam na obra, como imagens do Museu Bocage, na Biblioteca de Lisboa, da Biblioteca do Porto e da Universidade de Coimbra.

A obra, produzida pela Versal Editores e lançada em 2014, foi finalista do Prêmio Jabuti 2015, na categoria Ciências Humanas.


Comentários no Facebook

Redes Sociais

Sitevip Internet