Olhar Conceito

Quarta-feira, 19 de junho de 2019

Notícias / Artes Cênicas

Seminário sobre 'Danças Circulares Sagradas' começa nesta sexta-feira na UFMT

Da Redação - Isabela Mercuri

16 Ago 2016 - 15:04

Foto: Reprodução / Ilustração

Seminário sobre 'Danças Circulares Sagradas' começa nesta sexta-feira na UFMT
O seminário temático “Do Sagrado e da Educação do Corpo nas Danças Circulares” começa na próxima sexta-feira (19) na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e segue até a próxima terça-feira (23). Organizado pelo programa de Pós Graduação em Educação da UFMT, o seminário terá oficinas e palestras durante todos os dias.

Leia mais:
Flor Ribeirinha representa Mato Grosso em apresentação a público e imprensa internacional nas Olimpíadas

Também chamadas de ‘danças circulares sagradas’ ou ‘danças dos povos’, as ‘danças circulares’ buscam reunir pessoas para vivenciar a experiência de músicas e danças de diversas partes do mundo que tem possibilidades afetivas, subjetivas e de construção de uma ‘cultura de paz’. O principal foco é o ‘sentimento de grupo’ e não a técnica.

A primeira oficina será na sexta, a partir das 14h, com Beleni Saléte Grando e Solange Mara Moreschi, sob o tema “Rodas de tradições e saberes do corpo na Dança Circular Sagrada”. Ambas as ministrantes são vinculadas ao programa de pós graduação em educação da UFMT.

Na próxima segunda (22), a partir das 9h da manhã, Luciana Esmeralda Ostetto, do PPGE da Universidade Federal Fluminense (UFF) coordena e Maria Cristina Bonetti, da Universidade Estadual de Goiás ministra a palestra “O Sagrado Feminino e a Serpente: Performance Mítico na Simbologia das Danças Circulares Sagradas.”

De acordo com a assessoria, no mesmo dia às 13h30 será a vez da oficina “Diálogos da poética do Mito da Serpente”, com Ronaldo Henrique Santana (coordenador) e Mario César Silva Leite (ministrante), ambos do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (Ecco) da UFMT.

“Tecendo os sentidos do Corpo na Dança Circular Sagrada”, coordenada por Solange Moreschi e ministrada por Maria Cristina Bonetti encerra a programação do dia.

Por fim, na terça-feira (23), a palestra “Na Roda com Professores: Por uma Educação Circular”, será ministrada por Luciana Ostetto e coordenada por Beleni Grando, a partir das 13h30. Às 16h acontece a última oficina, avaliativa “Educação do Corpo nas Danças Circulares Sagradas”, coordenada por Solange Moreschi e ministrada por Luciana Ostetto.

Serviço

Mais informações pelo email sol.mara12@hotmail.com

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Alencar
    16 Ago 2016 às 15:39

    Parece que está faltando tema p ser trabalhado. Por que não trabalham sobre o cururu, siriri, cultura nossa e q representa a nossa cultura. Agora colocam um assunto q atende is interesses de uma minoria. Tendência a escolha, infelizmente. Não vejo a UFMT fazendo nada sobre a nossa cultura de raiz. É pra acabar.

Redes Sociais

Sitevip Internet