Imprimir

Notícias / Artes visuais

Bienal Naif do Brasil abre inscrições para artistas do estilo de todo o país

Da Redação - Naiara Leonor

Os artistas regionais de arte Naif tem a oportunidade de ter suas obras selecionadas para a Bienal Naif do Brasil, que será realizada este ano na cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo. As inscrições para a seletiva estão abertas até o dia 22 de março de forma gratuita.

Leia mais: 
Curta-metragem de cineasta cuiabana retrata o surgimento de uma doença mental e as primeiras alucinações de uma garota
Curso busca aproximação de crianças de oito meses a seis anos com a música

O evento é considerado uma referência àqueles que possuem algum vínculo com o estilo naïf/popular de arte, sejam artistas plásticos, pesquisadores, colecionadores ou galeristas, além de educadores e estudantes.

Para o ano de 2016, em sua 13ª edição, a Bienal Naïfs do Brasil pretende preservar esse território fértil de ideias e rico em produção, além de extrapolar os limites do Sesc Piracicaba com instalações, intervenções e apresentações artísticas na cidade, difundindo assim a diversidade cultural do povo brasileiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por brasileiros ou estrangeiros radicados no Brasil há mais de três anos e maiores de 18 que produzam obras caracterizadas pela estética naïf, ou seja, que representem a criação primitiva, ingênua, espontânea e popular. O artista poderá inscrever obras em qualquer suporte ou técnica.

Quem quer entender mais sobre o estilo de arte Naif tem até dia 21 de fevereiro para visitar a exposição “Tal Pai, Tal Filho - Arte em Gerações”, de Nilson Pimenta e Valques Rodrigue no Museu de Arte de Mato Grosso, que funciona de terça a domingo, das 9h às 17h com entrada gratuita. O Museu fica na Rua Barão de Melgaço, nº 3565.

Seleção e Premiação

A seleção das obras e atribuição dos prêmios será realizada por uma Comissão de Seleção e um Júri de Premiação formada por profissionais do universo das artes plásticas como críticos, curadores, pesquisadores e acadêmicos. O resultado será divulgado no portal www.sescsp.org.br/piracicaba onde também estão disponíveis informações sobre o processo de inscrição.

A premiação é composta por: quatro prêmios no valor de R$ 4 mil concedidos a até quatro artistas (destaque-aquisição); cinco prêmios no valor de R$ 2,5 mil concedidos a cinco artistas (prêmio incentivo). Além disso, podem ser concedidos certificados de menções especiais aos artistas e obras que se destacarem no processo seletivo da Bienal.

Vale destacar que as obras escolhidas como destaque-aquisição passarão a integrar o Acervo Sesc de Arte Brasileira.

A Bienal

A Bienal Nafs do Brasil é um evento cultural de grande amplitude e expressiva repercussão em todo o país. Realizada pelo Sesc São Paulo desde 1992, na Unidade de Piracicaba, foi criada com o intuito de privilegiar a participação de artistas, cujas obras estão relacionadas à produção de arte ingênua, espontânea, instintiva e popular, ou naïf, concebida, em sua maioria, de forma autodidata.

A Bienal surgiu de mostras anuais realizadas pelo Sesc Piracicaba entre os anos de 1986 e 1991, sempre com o objetivo de valorizar e divulgar essa vertente artística que é fortemente marcada por elementos que caracterizam a cultura popular brasileira.
Imprimir