Imprimir

Notícias / Literatura

Diamantino recebe 'geladeiras-bibliotecas' em diversos pontos da cidade

Da Redação - Isabela Mercuri

Diversas geladeiras serão espalhadas pela cidade de Diamantino (188km de Cuiabá) recheadas de algo delicioso: livros. Isso porque o programa ‘Fome de Cultura’, realizado pela Prefeitura da cidade, quer propagar o incentivo à leitura e, ao mesmo tempo, promover ações de sustentabilidade e reciclagem.

Leia mais:
Escola de filosofia instala 'geladeira-biblioteca' com cerca de 300 livros em praça de Cuiabá

Assim, geladeiras velhas serão reformadas e estilizadas para se tornarem mini bibliotecas e cada cidadão poderá pegar os livros, ler e até mesmo levá-los para casa. O projeto começou dentro do prédio da própria Prefeitura, com dois balcões ‘Café com Leitura’ destinados aos munícipes que permaneciam nas dependências do Paço Municipal.

Inicialmente com livros paradidáticos, revistas e informativos, a ideia ‘invadiu’ a sala de espera do Gabinete do Prefeito e o balcão da cozinha. Agora, alça novos vôos e vai para as ruas da cidade. Para Juviano Lincoln, prefeito, o intuito é dar às pessoas mais acesso ao saber: “Vamos continuar levando o conhecimento para próximo dos cidadãos, uma forma que encontramos de descentralizar os trabalhos realizados pela Biblioteca Municipal ‘Monteiro Lobato’ e levá-la para o cotidiano das pessoas”, explicou.

Outras iniciativas


Em Cuiabá, a escola de filosofia Nova Acrópole Cuiabá instalou uma geladeira com mais de 300 livros na Praça do Jardim Alvorada. Foram dois meses de preparação antes da instalação, feita em dezembro de 2015. Na época, em pouco mais de dez dias, a geladeira ‘perdeu’ cerca de 30% de seu conteúdo.
Imprimir