Imprimir

Notícias / Moda

Após oficinas com Mônica Horta, cuiabanos apresentam resultado em exposição e discussão nesta quinta

Da Redação - Isabela Mercuri

Acontece na noite desta quinta-feira (7) uma exposição das peças feitas durante o projeto Eco Chic – Moda Viva (Edição Cuiabá), que aconteceu dos dias 28 de março a 01 de abril. Com a orientação da jornalista Mônica Horta, foram ofertados cinco cursos que ensinaram a arte do reaproveitamento de tecidos, fios e aviamentos e a transformação de roupas e acessórios.

Leia mais:
Workshop com Edson Guilherme, que já lançou diversos nomes, é vitrine para o mundo da moda

Na noite desta quinta, além da exposição dos resultados dos cursos, haverá também um encontro entre produtores culturais, designers de moda, artistas plásticos, pessoas ligadas à política e debate entre eles. Dentre os palestrantes estão Maurim Rodrigues Costa, que vai contar a história das rendeiras de Campo Limpo.

“Sabe-se que esta prática das rendeiras existe há cerca de 200 anos, e que as rendeiras estão em toda a região ribeirinha, mas mais concentradas no Limpo Grande. É necessário fazer esse resgate para que essa prática não se perca, já que a nova geração não quer aprender a fazer as rendas com suas mães”, explicou Maurim ao Olhar Direto.

O evento traz, também, uma exposição de peças da cultura popular e uma homenagem ao artista João Sebastião. “Também haverá um bate papo sobre cultura popular e economia criativa, será um momento importante para Cuiabá porque a moda autoral daqui será apresentada para o Brasil pelo Movimento Ecochic”, afirma a assessoria do evento.

Movimento Ecochic

Inédito no mundo, o Movimento Ecochic é fundamentado na força intelectual da economia criativa e na sabedoria funcional do fazer artesanal. O projeto é itinerante e desenvolve ações que envolvam moda, arte, cultura popular e sustentabilidade para reconhecer e divulgar os criadores de moda autoral brasileira.

O evento é aberto ao público e acontece no Espaço Magnólia, a partir das 19h. Endereço: Rua 24 de Outubro, 937.
Imprimir