Imprimir

Notícias / Literatura

Primeira feira do livro de Chapada acontece na Praça Dom Wunibaldo ainda este mês

Da Redação - Isabela Mercuri

A primeira Feira do Livro de Chapada dos Guimarães (FLIC) acontece no próximo dia 14 na Praça Dom Winubaldo, centro da cidade turística. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e à leitura, editoras regionais e nacionais, assim como projetos independentes, já confirmaram presença no evento, organizado pela escritora e mestre em história pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Amélia Assis Alves Crivelente.

Leia mais:
Escritor que vende livros em Chapada já trabalhou em fábrica de armas nos EUA e na construção da transamazônica

De acordo com a organizadora, que é também pesquisadora da identidade africana e afro-matogrossense e da imigração portuguesa durante o século dezoito, a ideia é difundir a leitura e oportunizar o contato com os livros. “Já fiz a mesma coisa em Campo Verde, com duas Feiras, onde tive uma sala de leitura na periferia da cidade”, disse, via assessoria.

A ideia da feira é antiga, e está se realizando sem nenhuma ajuda financeira, apenas com ajuda de parceiros. Bazar do Livro, Fusca Sebo e Inclusão Literária já confirmaram a presença. Ainda nesta semana, a da Livraria Janina e a Editora Entrelinhas – que marcaram presença em Campo Verde – devem confirmar.

O evento conta ainda com a participação da Editora Patuá, de São Paulo, especializada em poesia, contos e romances, e da editora Carlini e Caniato Editorial, que vai lançar, inclusive, o livro de Maria Amélia sobre africanidade em Chapada dos Guimarães. Os projetos independentes participantes serão o Fusca Sebo e Inclusão Literária.

A ideia, a partir deste ano, é que a feira se torne anual. “Se consigo ajuda financeira ótimo, podemos fazer melhor! Se não deu…faço na mesma! Bem mais simples, sem muitas coisas boas como seminários sobre literatura, Oficinas de produção de textos, lançamentos, convidados que dificilmente temos oportunidade de ter acesso, entrevistas, momentos de autógrafos e debates com escritores, com as editoras, etc… Mas chegaremos lá!”, afirma a organizadora.

A feira acontece no dia 14 de maio, das 9h às 17h, na Praça Dom Wunibaldo em Chapada dos Guimarães. A entrada é franca.
Imprimir