Imprimir

Notícias / Literatura

Projetos de histórias em quadrinhos contempladas pela SEC são lançados no próximo mês

Da Redação - Isabela Mercuri

Três projetos de Histórias em Quadrinhos foram aprovados por um edital da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, e já estão em desenvolvimento. Criado pela primeira vez em 2015, o prêmio Quadrinhos MT concedeu apoio no valor de R$ 20 mil a cada um dos três projetos contemplados.

Leia mais:
Livro conta a história de poconeanos ilustres e da origem da cidade

De acordo com a assessoria, os premiados foram Temer de Souza Curi Filho, Caroline Calzolari e Rubens Augusto Sella que, em todas as histórias, trazem à tona a preocupação com o meio ambiente, com os povos indígenas ou ribeirinhos.
‘Cuiabaninho – um apaixonado por pesca’ foi o projeto de Temer, que conta a história de um ribeirinho e, com isso, fala sobre a preservação ambiental e os cuidados necessários com o Rio Cuiabá. A HQ será lançada já em junho.

Caroline inscreveu seu projeto ‘Entre Lendas’ e foi premiada. Nele, o protagonista é um jovem de 16 anos que vive no Brasil em 1912. Enviado para uma fazenda perto da Floresta Amazônica, ele descobre os ‘segredos da mata’.

“A narrativa é inspirada no folclore brasileiro, que considero riquíssimo, e traz como mensagem principal o respeito pelo equilíbrio da natureza e a coragem para superar os próprios medos”, revela Caroline. “Entre Lendas reconta uma das mais famosas lendas brasileiras, mas para descobrir qual é o leitor tem que ler a história até o fim”.

O lançamento deste livro também está previsto para junho e, segundo Caroline, vai ser adaptado para prosa e impresso em braile para aumentar a acessibilidade aos leitores com deficiência visual.

O terceiro projeto contemplado, ‘Peripécias Nativas’, de Rubens, conta a aventura de um mestre das artes marciais que decide se aposentar das competições após de um longo caminho de batalhas, e conhece uma garotinha indígena chamada Jaína, sua possível sucessora.

Essa é a primeira obra publicada do autor. “O prêmio é um grande incentivo aos quadrinistas, uma possibilidade a mais para que possamos mostrar nosso talento, termos o trabalho reconhecido, além de contribuir para a produção cultural nacional e o desenvolvimento do mercado de quadrinhos”, ressaltou Rubens.

Imprimir