Imprimir

Notícias / Literatura

Livro infanto-juvenil premiado conta história de um bagre para apresentar mundo sub-aquático do Pantanal

Da Redação - Isabela Mercuri

Um livro infanto-juvenil que mostra o mundo subaquático pantaneiro será lançado pela editora Carlini e Caniato. “O circo do bagre Zé pelo Pantanal” conta a história de um peixe e foi selecionado pelo Conselho Municipal de Cultura da Prefeitura de Cuiabá para receber apoio na edição.

Leia mais:

Livro didático infantil utiliza animais do Pantanal para auxiliar na alfabetização de crianças

Escrito por Iraci Conceição Romagnolli Dias e ilustrado por Vanessa Prezoto, a obra tem 14 capítulos e, em cada um deles, apresenta uma espécie pantaneira. Dentre os títulos estão “Festança da arraia”, “Joias raras”, “Pacu amoroso”, “A sorte de um pintado” e outros.

A história é contata tanto em versos quanto em prosa, e gira em torno do bagre Zé, um peixe bagre, que organiza um circo por onde passam várias espécies da região. A autora ainda utiliza a explicação científica sobre cada bicho como seus hábitos alimentares, descrição física e habitat natural.

Iraci é conhecida por seu trabalho como autora infanto-juvenil, e já lançou livros como “Bichos, gente, ambiente”; “Serelepiando com poesia” e, em co-autoria com Teresinha Helena da S. Ferreira, “Conhecendo a fauna do Pantanal de A a Z” e” Bichonário do Pantanal”. Já Vanessa Prezoto, a ilustradora, é formada em design gráfico pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e atualmente dedica seu tempo a ilustrar principalmente livros. Nesta obra, ela utilizou uma mistura de colagens, giz pastel e tinta guache.
Imprimir