Imprimir

Notícias / Comportamento

Chuva de Meteoros pode ser vista no céu de Mato Grosso a partir desta sexta

Da Redação - Naiara Leonor

Que o céu de Mato Grosso é destaque em beleza natural todo mundo sabe, mas a partir desta sexta-feira (29) ele vira palco de uma apresentação do universo aos terráqueos. Já na noite de hoje, (29) a chuva de meteoros poderá ser vista de todo o mundo, durante todo o fim de semana (29, 30 e 31), com maior visibilidade para o hemisfério sul, caso do Brasil. Enquanto que a Estação Espacial que já pode ser vista nesta manhã, dará as caras novamente no céu cuiabano na madrugada de segunda-feira (01).

Leia mais:
Fenômeno raro alinha cinco planetas no céu e pode ser visto a olho nu durante um mês

A chuva de meteoros Delta Aquarídeas tem este nome por ter origem na estrela Delta Aquarii, localizada na direção da constelação de Aquário, ocorrendo todos os anos entre os meses de julho e agosto. A previsão dos astrônomos é de que possam ser vistos cerca de 20 meteoros por hora durante estes três dias de pico do fenômeno.

Para os observadores, a recomendação para conseguir presenciar o evento é estar em local de maior altitude possível e com pouca luz da cidade. O melhor horário para observação será entre meia-noite e três da manhã, sempre olhando para o norte para quem estiver observando o evento abaixo da linha do Equador, localização do Brasil.

Já quem deseja ver a passagem da Estação Espacial Internacional (ISS – International Space Station), deve acordar cedo, por volta das 4h44 nesta segunda-feira (01). A ISS é um laboratório espacial completamente concluído com montagem em órbita, sendo o maior veículo na trajetória da Terra. Seu maior objetivo é criar um ambiente com condições específicas para desenvolver pesquisas em micro gravidade. A missão que finalizou a montagem da estação foi também a última da NASA em que se utilizou ônibus espacial, em 2011.
Imprimir