Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Hospital Santa Rosa promove caminhada de conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul

Da Redação - Isabela Mercuri

No final do ‘Outubro Rosa’ e início do ‘Novembro Azul’, o Hospital e Maternidade Santa Rosa promove uma caminhada com o intuito de conscientizar a população, prevenir contra o câncer e promover qualidade de vida. No próximo sábado (29), a “1ª Caminhada Outubro Rosa e Novembro Azul” pretende unir cerca de 200 pessoas.

Leia mais:
Noite de 'Rock Solidarius' terá chopp rosa, bandas locais e dinheiro revertido a instituição de caridade

“A palavra-chave é prevenção. Hoje e sempre. Apesar de ser um evento em prol das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, é necessário que as pessoas se cuidem sempre. Em todos os meses do ano. Tantos os nossos colaboradores quanto os nossos parceiros já abraçaram a ideia e irão participar da caminhada. Sensibilizar e informar a população sobre estes temas é essencial”, comenta Eli Soares, gerente de relacionamentos do Hospital Santa Rosa.

O primeiro foco da caminhada, o ‘Outubro Rosa’, visa conscientizar mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve ter 57.960 novos casos em 2016 – destes, apenas 1% dos casos em homens.

Por este motivo, a campanha incentiva as mulheres a fazerem tanto o auto exame quanto as mamografias regulares, após os quarenta anos de idade. Outra pesquisa do Inca revela que duas em cada três mulheres com câncer de mama perceberam o nódulo por si próprias, 30% tiveram a doença identificada por meio de mamografias e apenas em 3% dos casos foram detectados por profissionais de saúde.

Já o ‘Novembro Azul’ quer chamar a atenção dos homens para a importância de exames regulares de próstata, um dos tipos de câncer mais comuns entre a população masculina.
Ainda segundo o INCA, em 2016 são esperados 61.200 novos casos no Brasil, número que coloca o câncer como o segundo mais incidente entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Por ser considerada uma doença assintomática em seu estágio inicial, recomenda-se que os exames sejam feitos a partir dos 50 anos em homens, sem histórico familiar.

De acordo com a assessoria do hospital, no sábado a largada da caminhada será na Praça Miguel Maluf, em frente ao hospital, às 7h, com chegada na Praça Cívica, no Parque Mãe Bonifácia. Durante a concentração, um preparador físico irá promover algumas atividades para animar a manhã dos participantes.
Imprimir