Imprimir

Notícias / Literatura

Novo livro conta história de Dom Pedro Casaldáliga, bispo ameaçado de expulsão pelo Vaticano da região do Araguaia

Da Redação - Isabela Mercuri

A história de Dom Pedro Casaldáliga, bispo catalão que vive no Vale do Araguaia desde 1968 e que recebeu ordens do Vaticano para se retirar do local após a nomeação do bispo que o substituiria, foi contada no livro “Fica, Pedro!”. A obra será lançada na próxima sexta-feira (11), no Museu Histórico de Mato Grosso.

Leia mais:
Inspirado por mochilão, escritor de Cuiabá comenta 1º livro sobre civilização Inca e dá dicas para começar a escrever

Dom Pedro é seguidor da Teologia da Libertação, foi fundador da Comissão Pastoral da Terra e do Conselho Indigenista Brasileiro. No Brasil, ficou conhecido pelo trabalho que fez em defesa da vida, da natureza e dos menos favorecidos.

O bispo já foi alvo de processo de expulsão do país por cinco vezes, e já recebeu diversas ameaças de morte. Uma delas aconteceu nos anos 70, durante a ditadura militar, enquanto ele vivia em Ribeirão Bonito (MT). Quando recebeu as ordens para sair do Araguaia, ocasião em que o Vaticano afirmou que sua presença constrangeria o bispo nomeado para o substituir, a história de Casaldáliga veio à tona na imprensa nacional e internacional.

Foi neste momento, e após um longo período de pesquisas, que o dramaturgo, ator e videasta Luiz Carlos Ribeiro, junto ao diretor da Cia Cena Onze de Teatro e membro da Academia Mato-Grossense de Letras Flávio Ferreira, e ao documentarista, fotógrafo e videomaker Antônio Carlos Banavita, decidiu escrever um livro.

"No ano de 2006 recebemos o texto Fica, Pedro!, do amigo Luiz Carlos Ribeiro. Naquela ocasião Dom Pedro Casaldáliga se aposentava. Encantamo-nos com o texto, mas sentimos necessidade de saber mais sobre ele para montar uma peça sobre a sua vida. E o que nos chamou a atenção foi perceber que tão poucos conheciam a história e a vida desse sábio homem. Triste constatar o pouco que se divulgava sobre ele", exclama Flávio Ferreira.

Assim, os três envolvidos pegaram a estrada e percorreram mais de 2400km até serem recebidos pelo bispo. Durante as conversas, souberam mais sobre sua história. "Choramos por várias vezes nesses encontros, ora por emoção, ora por remorso. Foi daí que Luiz Carlos nos permitiu ser coautores da obra, onde inserimos textos e emoções vividas com o estimado bispo catalão", comenta Flávio.

De acordo com a assessoria, o evento de lançamento do livro "Fica, Pedro!" é uma realização da Entrelinhas Editora, Museu Histórico de Mato Grosso e grupo Cena Onze, que conta com o tradicional Sarau do Museu, apresentações teatrais, música e poesia. A entrada é gratuita. o livro está sendo vendido pelo valor de R$ 50 reais.

Serviço

Lançamento do livro "Fica, Pedro!"
Onde: Museu Histórico de Mato Grosso
Quando: 11 de novembro, às 20h
Entrada gratuita
Imprimir