Imprimir

Notícias / Literatura

Livro de ficção publicado em Cuiabá evidencia história de garoto autista do sertão brasileiro

Da Redação - Naiara Leonor

Com 14 publicações no currículo, o escritor Rômulo Netto se aventura pela ficção em uma história comovente sobre um casal no sertão brasileiro com um filho autista. A obra “Não fala comigo, a história de um autista”, publicada pela Carlini & Caniato Editorial em 2011, está disponível para todo o Brasil no site da editora.

Leia mais:
Editora cuiabana completa 19 anos de fundação com diversos livros de MT publicados

“Fiquei assustado. Não tenho filhos ou parentes autistas, mais ainda: jamais vi um autista em carne e osso. Tinha que tomar cuidado para não criar um personagem com características distintas do portador da síndrome. Por outro lado não queria pesquisar para que o texto não sofresse influências que me desvirtuassem de meu propósito”, explica Rômulo Netto, autor do livro.

A ideia do livro, de acordo com Rômulo Netto, surgiu quando uma de suas filhas, ainda criança, dizia aos outros “não fala comigo”. A partir daí, as sementes que deram origem à obra foram crescendo, até florescerem. “De repente o texto começou a fluir aos borbotões. Não tinha ideia do assunto que predominaria no livro. Apenas quando Rutinha [personagem] entrou em trabalho de parto e, mesmo com a ajuda da parteira e da benzedeira, a criança se recusava a vir de encontro ao mundo, foi que optei pela temática”, escreveu Netto.

A diretora administrativa da Associação em Defesa do Autista (ADEFA), que também é mãe de um garoto autista clássico, Berenice Piana, disse que a obra mostrou que os autistas tem muito a oferecer para a sociedade.

“A obra traz esperança, informação, diverte e faz chorar ao mesmo tempo. Tem em todo seu conteúdo o linguajar simples de nossa gente, de nossa realidade, sem o tão batido ‘americanismo’ que impregna qualquer assunto relativo a autismo. ‘Não fala comigo!’ vem dizer a todos que os diferentes podem ser iguais, e que autistas têm muito a oferecer à nossa sociedade, ao nosso planeta”, disse Berenice.


De acordo com ela, a história da obra pode ser aplicada a muitos casos de famílias com pessoas autistas. “A diferença entre o desfecho de nosso protagonista e dos muitos autistas está numa palavra: credibilidade. É o que a família ofereceu a ele todo o tempo, e nosso autor soube retratar tão bem”, escreveu Piana no prefácio da obra.

Para comprar a obra “Não fala comigo, a história de um autista”, acesse o site da Carlini & Caniato Editorial clicando AQUI.

Sobre o autor

Romulo Nétto é mineiro de Paracatu, onde nasceu em 3 de março de 1946. Faleceu em 2015 na cidade de Curitiba, onde morava há seis meses. Em Cuiabá, onde morou por muitos anos, deixou um rico legado cultural. Autor de mais de vinte livros, dentre publicados e engavetados, ele era um defensor da qualidade das obras produzidas fora do eixo Rio-São Paulo, ou “Sul-Maravilha”, como ele chamava.

Foi servidor técnico-administrativo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), desde os primeiros anos da instituição. Trabalhou também na assessoria de Gabinete da Reitoria, foi presidente da Comissão Permanente de Concurso Vestibular (Copeve) e presidente do Conselho Editorial da Editora Universitária. Ele se dedicou ao trabalho como Gerente da Gráfica da UFMT (Imprensa Universitária) até sua aposentadoria.

Pela Carlini e Caniato Editorial, Nétto publicou: “As Jagunças”, “Filisberto das Âncoras”, “Contos dos Gerais”, “Cidades, Ciudades”, “Bom-dia, Senhor Presidente”, “Tarenço, o Capanga de Lata”, “Os Deserdados da Sorte”, “Tatão Malemais, o Capador de Anjos”, “Transitoriedade, Palavra”, “O Infinito Desespero de Ementério”, “Não Fala Comigo! A História de um Autista”, “Serapião Fala Mole”, “É Proibido Ler” e “Sertão de Sangue”.
Imprimir