Imprimir

Notícias / Dra. Elaine Togoe Kunze - Dermatologista

Dermatologista fala sobre o rejuvenescimento feito com lasers associados

Elaine Togoe Kunze

Atualmente os tratamentos faciais e corporais  com lasers e outros aparelhos  tem demonstrado resultados extremamente satisfatórios. A estimulação de colágeno , atenuação das rugas, melhora significativa da flacidez, retardo do envelhecimento, clareamento das manchas e retirada de lesões de pele são resultados cientificamente  e visivelmente comprovados. Existem estudos em que foi realizado exame histopatológico (estudo em uma pequena parte da pele de uma pessoa) mostrando a significativa producão de colágeno em camadas mais aprofundadas da pele  após realizacão de lasers, e, também uma producão maior e gradual após um certo tempo ,sendo assim, concluímos que a melhora da pele não é apenas visual ou superficial e sim, gradual e profunda.

À partir desses resultados significativos, despertou-se a curiosidade nos dermatologistas de associar as tecnologias obtendo-se resultados superiores aos já realizados. E hoje,  podemos obter em apenas um tratamento associado, o efeito lifting facial à nível muscular , melhora da firmeza da pele à nível de derme profunda, melhora da flacidez à nível de epiderme. Resumindo, acometendo todas as camadas da pele desde a camada muscular até a camada superficial da pele ,sendo completo e de dentro para fora.

O tratamento citado pode -se chamar de Total lift, em que é realizado laser intra oral( parte interna da boca), que pela proximidade ao músculos faciais há o aquecimento muscular e producão de minúsculos pontos de coagulacão para obter-se uma leve contração muscular auxiliando no efeito lifting. Após isso, pode ser realizado  o Ultrassom microfocado profundo, dessa vez a fáscia muscular será acometida através da pele, e serão produzidos mais áreas de minúsculos pontinhos de coagulação para maior efeito lifting facial. Em seguida é realizado o terceiro passo, o Ultrassom microfocado superficial, acometendo a derme profunda e produzindo dessa vez, o famoso colágeno e elastina , sendo assim, dando mais sustentacão e firmeza à pele.

Quarto passo, é dessa vez a Eletroderme, uma radiofrequência com microagulhas banhadas à ouro que penetram na derme superficial liberando a energia de radiofrequência na parte interna da pele, na derme superficial , e estimulando a produção de outro tipo de colágeno, um colágeno mais fino que auxiliará na uniformidade do relevo da pele, sustentação e amenização das rugas profundas. Por último, realizaremos o Laser Fracionado ablativo,que terá funcão na epiderme, realizando renovação celular, atenuacão das rugas finas, uniformização do relevo cutâneo e poros e clareamento de algumas manchas faciais( exceto melasma, em que último laser citado tende à piorar). Pronto, temos um tratamento Total Lift em que todas as camadas da pele foram tratadas de forma intensa, e o resultado será demonstrado gradualmente.

O tratamento  deve ser realizado novamente a cada 1 à 2 anos com a intencão de manter uma produção contínua de colágeno e sustentação, tendo como objetivo o retardo do envelhecimento cutâneo. A associação de lasers deve ser indicada após uma criteriosa avaliacão dermatológica , pois não precisa necessariamente ser realizado todas essas tecnologias citadas, pois em alguns casos a indicacão pode ser com um, ou dois lasers e o resultado ser satisfatório. Tudo dependerá da idade do paciente e do grau de envelhecimento da pele. 

É importante citar  que os tratamentos deverão ser realizados por dermatologistas e que os cuidados pós laser deverão ser tomados ,como uso de protetor solar, cremes  e tratamentos orais, e todos indicados pelo seu dermatologista. São de extrema importância para manter os resultados do tratamento tecnológico e uma pele bonita.

*Dra. Elaine é dermatologista membro da Sociedade Brasileira e da Sociedade Americana de Dermatologia. Formada pela Universidade de Cuiabá e com Especialização no Hospital da Gamboa (RJ).
Imprimir