Imprimir

Notícias / Literatura

Secretaria de Cultura participa da Caravana da Transformação com incentivo à leitura

Da Redação - Isabela Mercuri

Bibliotecas fechadas, lugares inadequados, profissionais não habilitados, funcionamento irregular e acervo em condições precárias: essa foi a realidade encontrada pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em diversas cidades do interior de Mato Grosso, durante a Caravana da Transformação. Para mudar essa realidade, a SEC segue vistoriando, fiscalizando, notificando e dando orientações quanto ao funcionamento das bibliotecas públicas.

Leia também:
Primeira eliminatória de competição de poesia em MT acontece neste sábado

Na próxima sexta (28) e sábado (29), a Caravana vai ao do Complexo Poliesportivo Gezil Araújo, na região nordeste de Mato Grosso, e a Secretaria de Cultura vai oferecer momentos de leitura, oficina pedagógica, desenho, pintura e oficina pedagógica sustentável com produção da boneca Emília, além de distribuição de livros para públicos de diversas idades.

De acordo com a assessoria, esse trabalho começou a ser feito no último dia 18 de abril, e já passou por toda região do Baixo Araguaia. Dos 22 municípios que compõem a região nordeste, 18 serão visitados pela equipe da até o início de maio. Os trabalhos começaram por Canarana, onde houve treinamento no sistema de gestão de acervo (Biblivre), ações culturais e oficina em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil com a equipe do SEBP.

Além disso, receberam fiscalização as cidades de Bom Jesus do Araguaia, Ribeirão Cascalheira, Querência, Novo Santo Antônio, Serra Nova Dourada, Alto da Boa Vista, Luciara, São Félix do Araguaia, São José do Xingu, Santa Cruz do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha e Confresa.

Os próximos passos são chegar a Canabrava do Norte e Porto Alegre do Norte onde, além das ações de fiscalização e vistoria, chega com a Biblioteca Itinerante, distribuição de livros para os públicos adulto e infantil e oficinas sustentáveis e pedagógicas. Em maio, será a vez de Nova Nazaré e, em seguida, Água Boa, onde dará suporte ao processamento técnico do acervo.
Imprimir