Imprimir

Notícias / Política Cultural

Mulheres haitianas se formam em curso técnico de culinária no Univag

Da Redação - Isabela Mercuri

Trinta mulheres haitianas se formam, nesta quarta-feira (3), no curso técnico de culinária realizado pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Nas aulas, essas mulheres aprenderam técnicas de panificação, comida brasileira, bolos e doces, comida regional e aproveitamento integral de alimentos.

Leia também:
Alunos do Univag entregam ovos de páscoa a crianças da APAE de Chapada
 
Este curso técnico faz parte do projeto ‘Geração de Renda: Empoderamento e Meios de Vida com Mulheres Imigrantes’. Este é o primeiro projeto realizado pelo Univag em parceria com a OIT.
 
As aulas foram oferecidas por meio do curso de Gastronomia do Univag, na Cozinha Experimental da instituição. Nesta quarta (3), em cerimônia a partir das 17h, tidas as participantes receberão um certificado de conclusão do curso.
 
Bianca Pistorio, consultora da OIT, conta que foi feito um estudo para criar o curso técnico: “O projeto foi desenvolvido através de informações levantadas em processo de abordagem, presentes no diagnóstico socioprofissional com mulheres haitianas, tendo como objetivo geral combater o trabalho escravo e suas nuances. Contudo, elegemos como foco para esse projeto piloto, a geração de renda na área de culinária. O Univag, por ser uma instituição que valoriza a inclusão social, está sendo fundamental para execução deste projeto.  E para este grupo de mulheres haitianas, com essa crise econômica, é uma oportunidade de emprego, é uma luz para se recriar e gerar renda a partir dos conhecimentos na área gastronômica”.
 
Para Adriele Alexandra Paiva, coordenadora do curso de gastronomia do centro universitário, foi um prazer participar. “É gratificante para o curso de Gastronomia do Univag participar do desenvolvimento e execução desse projeto, colaborando com a inserção e valorização das imigrantes. Elaboramos as oficinas pensando em apresentar a cultura e comida brasileira, bem como produtos de panificação que possam ser destinados a comercialização”, disse.
 
Serviço
 

Formatura curso Técnica em Culinária- Mulheres Imigrantes (Hatianas)
Data: 03 de maio às 17h.
Local: Auditório 05 do Bloco D, no Univag – Av. Dom Orlando Chaves, n.º 2.655, Bairro Cristo Rei - Várzea Grande
Imprimir