Imprimir

Notícias / Elibel Carvalho

​Conceituada cirurgiã-dentista Elibel Carvalho é a nova colunista do Olhar Conceito às sextas

Elibel Carvalho

O Olhar Conceito traz a cirurgiã-dentista Elibel Carvalho com a coluna Saúde Bucal. Conceituada e comemorando 25 anos de carreira, Elibel é especialista em implantodontia, mestre e especialista em periodontia.

Professora de graduação, ministrou aulas na Universidade de Cuiabá (UNIC) e na Universidade de Várzea Grande (Univag). Atualmente, Elibel Carvalho é professora-convidada em cursos de pós-graduação da Associação Brasileira de Odontologia – Mato Grosso (ABO-MT). Ela também já ministrou cursos para alunos de graduação e pós-graduação no Rio de Janeiro.

Formada pela Universidade de Uberaba-MG (Uniube), Elibel fez diversos cursos de aperfeiçoamento em estética nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraná.
 
Confira a primeira coluna
 
Olá!

Após comemorar bodas de prata na odontologia no último mês de julho, sinto-me honrada em estrear esta coluna cuja finalidade é de contribuir para a saúde bucal dos meus pacientes e dos leitores do Olhar Conceito. Quero trazer para cá algumas dicas de saúde, informações básicas de prevenção das doenças bucais, cuidados com a boca, com os dentes e com o sorriso. Quero abordar, também, assuntos atuais, inovações e tendências na odontologia.

Para começar, vou trazer de volta um assunto que já abordei há algum tempo, mas que, a meu ver, é o alicerce da odontologia voltada à promoção da saúde: A IMPORTÂNCIA DE SE FAZER CONSULTAS PREVENTIVAS PERIÓDICAS NO SEU DENTISTA.

A odontologia, em um passado recente, foi e, infelizmente, ainda é vista como uma profissão que trata as sequelas deixadas pelas cáries e pelos distúrbios periodontais. Somos erroneamente classificados mais como profissionais “da doença” (tapadores de buracos) do que como profissionais da saúde.

Devemos lutar para mudar esses conceitos antigos. É necessário conscientizar a população sobre a importância da terapia preventiva. Isso porque a prevenção é uma forma muito mais inteligente de se praticar a odontologia, visto que: preserva a saúde e a beleza do seu sorriso, protege o patrimônio investido no tratamento, além de deixar seu hálito muito mais agradável.

A prevenção pressupõe um acompanhamento minucioso do paciente, com estratégias voltadas para a manutenção preventiva da saúde integral, motivação para bons hábitos alimentares e de higiene.

É preciso fazer, periodicamente, o reforço das instruções sobre as técnicas de escovação, do uso correto do fio dental e a escolha do creme dental a ser utilizado (que pode mudar de acordo com a necessidade).

Com a prevenção, é possível, ainda, fazer diagnósticos precoces de quaisquer situações de doenças que possam vir a ocorrer, de modo que sejam tratadas ainda em estágios iniciais, mitigando-se os possíveis danos.

Portanto, é essencial que se busque um profissional para a realização de acompanhamento preventivo. 

Foto: Revele Projetos Fotográficos 

O valor do sorriso

O sorriso bonito é o sonho da maioria das pessoas. Mostrar os dentes livres de manchas, defeitos, falhas ou aspectos adversos traz a sensação de felicidade e aumenta a autoestima.

Tratamentos simples podem recuperar a jovialidade do sorriso, mas é curioso como as pessoas ainda negligenciam a saúde da boca e dos dentes.

Para promover um de seus produtos, a Colgate criou uma campanha que mostra como uma “imperfeição” nos dentes chama mais atenção que um detalhe no corpo. A campanha é de 2012, mas vale a pena conferir as três imagens abaixo. Observem bem e me contem o que vocês notaram primeiro...

Um grande abraço e até semana que vem!
 
A mulher tem 6 dedos

Tem um braço sobrando

Falta uma orelha
Imprimir