Imprimir

Notícias / Artes visuais

Banavita explora signos e retrata a "alma" cuiabana em exposição de fotografia no Pantanal Shopping

Da Redação - Lidiane Barros

A poesia dos detalhes é o mote dos registros daquele que é um dos mais importantes comunicadores da cidade, Antônio Carlos Ferreira, o Banavita. Na mostra “Cuiabá é a Nossa Cara”, em cartaz até o dia 10 de abril na Praça de Alimentação do Pantanal Shopping Center, Banavita conduz os espectadores à redescoberta de signos, valores e referências de uma cultura que é fundamento e estrutura de Cuiabá.

“As fotos eram flagras descompromissados, mas percebo que estão nelas a alma e o cotidiano do ribeirinho. O rio é o fio condutor de tudo, ainda que vez ou outra sejam explorados detalhes da culinária, a exemplo. Todo o conteúdo da mostra está ligado às pessoas que mantém alguma relação com ele”, explica Banavita.

Diversas nuances desse cotidiano simples, mas repleto de beleza compõem a coleção de painéis. “São mãos que tecem redes e tempos com infinita ternura; que moldam o barro na bela simplicidade de uma artesania que funde culturas, eras e etnias; mãos que esculpem a viola de cocho com suas ressonâncias imemoriais a explodir em vibrações de um presente de magia, de sonoridades que se consagram em movimento, na marcação rítmica, ritualística, do cururu e do siriri”, reforça o texto de apresentação da mostra que homenageia Cuiabá.

Entre os detalhes, mãos que moldam o barro. E aqui nesse contexto, ele também toma vezes de um artesão, mas desta, empenhando-se à arte manual de reprodução de detalhes. Em breve, mais facetas da arte de Banavita vão estar expostas em uma homenagem à cultura indígena.
Imprimir