Imprimir

Notícias / Turismo

Chapada se consolida como destino de casamento e atrai turistas de todo o país

Da Redação - Isabela Mercuri

Esqueça aquela ideia de casar na praia, com areia entrando nos sapatos, passagens caras e o calor descomunal. A tendência agora é casar no mato, na cachoeira e na floresta. Com o novo fenômeno, Chapada dos Guimarães ganhou diversos pontos e vem se consolidando como ‘Destination Wedding’ e atraindo a atenção de todo o país.

Leia também: 
CVC passa a vender 'pacotão' de cinco a sete dias com principais destinos de MT em 2018

Uma das pessoas que perceberam este nicho foi a empresária Lauristela Guimarães. Proprietária do Chateau Camalote, em Chapada, ela esteve em São Paulo durante a 45 Abav Expo, a maior feira do setor de turismo da América do Sul, vendendo este atrativo. “A gente está organizando espaços a céu aberto, com infraestrutura pra fazer casamentos. Hoje nós já temos mapeados na cidade pelo menos oito bons locais, dentre eles o Chateau Camalote e o Alto do Céu. E a gente está se consolidando, fazendo investimento, construindo tablados.... e [investindo] principalmente na divulgação”, disse.

Lauristela Guimarães (Foto: Isabela Mercuri / Olhar Conceito)
 
Segundo Lauristela, só em um dia da feira, ela já conseguiu fechar contato com três operadoras da capital paulista, que vão para Chapada na próxima semana para conhecer e, logo, começar a vendê-la aos clientes. “E o diferencial, quando a gente vem pra um evento desses, é que eu não estou vendendo só Chapada. Eu fechei pra levá-los pra conhecer Nobres e pra conhecer o Pantanal. Então eu vou propiciar a infraestrutura de recebimento pra eles, pra vender o atrativo Mato Grosso. A gente sabe que se vender Chapada, todo mundo vem junto”.
 
A empresária explica que a mudança de tendência em casamentos não aconteceu só no Centro Oeste, e sim no país todo. Logo, é uma grande oportunidade para os empresários mato-grossenses. “Aqui nós mantivemos contato com as grandes operadoras que vendem o turismo de luxo, o turismo de casamento, que hoje está migrando das praias. Que até dez anos atrás o charme era casar na praia... mas tinha que alugar avião, organizar tudo, e ficava tudo muito caro.”

 
A ABAV Expo é a maior feira de turismo da América do Sul, e, neste ano, conta com 25 mil metros quadrados de área total, mais de 23 mil inscritos até o dia da abertura, 181 expositores e 226 compradores convidados. Mato Grosso está presente na feira com um estande, cedido pelo Ministério do Turismo, e outro da Abav-MT, da própria feira.
 
“Em termos de público, ela [a feira] está infinitamente menor, mas em termos de qualidade melhorou muito, porque o público que está aqui hoje é mais direcionado, mais focado. É o empresário, é o operador, são as grandes empresas. Então é possível se fechar muito mais negócios do que quando você tem um volume imenso de visitantes que não eram do trade... de estudantes, e que efetivamente você não consegue fechar negócio. Assim, mais enxuta, a gente consegue prospectar bons negócios”, explicou Lauristela.

A empresária, que foi a única de Chapada a vir para o evento, contou ainda que conseguiu fechar parceria inclusive com agências de Bonito, no Mato Grosso do Sul. “É a consciência de que a gente tem que sair pra vender fora. Tem que vender Mato Grosso fora de Mato Grosso. Por incrível que pareça eu fechei dois contatos com operadores de Bonito, uma de Bonito e uma de São Paulo que já vão pra lá, mas não só pra conhecer a minha Chapada. Eu vou levá-los a Nobres e vou levá-los a Poconé pra vender os atrativos a eles também”, finaliza. 

A 45 ABAV Expo acontece ao mesmo tempo que a 48 edição do Encontro Comercial Braztoa, na Expo Center Norte, em São Paulo, até a próxima sexta-feira (29). A expectativa é que, até o final, passem pela feira cerca de 28 mil pessoas.
 
*O Olhar Direto viajou para a ABAV a convite da própria associação.    
Imprimir